Revista Ensino Superior | Grupo Unis aposta em metodologias e ambientes estimulantes para transformar o ensino - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 240

Grupo Unis aposta em metodologias e ambientes estimulantes para transformar o ensino

Metodologias ativas, salas com arquibancada e até grama sintética são algumas medidas adotadas pela instituição como formar de inovar na educação

Publicado em 06/07/2019

por Redação Ensino Superior

inovacao-sala-de-aula Foto: divulgação

Por Felipe Flausino de Oliveira*

Embora seja um aspecto menor nas discussões sobre transformação educacional, a arquitetura exerce uma grande influência sobre o ensino. Afinal, de nada adianta o professor estimular o trabalho em grupo e o protagonismo do aluno se a configuração da sala induzir o comportamento de sempre: ou seja, que os estudantes não troquem ideias e fiquem voltados exclusivamente para o professor.

Leia também:

FAE Centro Universitário se associa a polo de startups

Por isso, quando o Grupo Unis chegou a Pouso Alegre, no Sul de Minas, a intenção era ter um campus que subvertesse essa lógica tradicional e propiciasse a adoção das metodologias ativas de ensino. Como resultado, a unidade não tem salas com carteiras enfileiradas. Os assentos são móveis e os ambientes contam com pufes, arquibancadas, paredes coloridas, grama sintética e outros elementos para deixar os alunos mais à vontade para aprender. O papel dos professores também é diferente: eles são mediadores do conhecimento.

O Grupo Unis também procurou incorporar novas tecnologias de aprendizagem. Uma delas é o Google for Education, uma solução tecnológica que possibilita a professores e alunos postar e acessar conteúdos de qualquer dispositivo. Eles também podem compartilhar agendas e acessar o aplicativo Classroom, que, entre outros benefícios, facilita a comunicação entre a turma.

A base da inovação no ensino e ambiente educacional

Essas inovações têm como base algumas pesquisas de campo, além de anos de estudo. Uma viagem à Finlândia, país referência em inovação educacional, serviu de pontapé para o início desse trabalho, pois mostrou ser possível a adoção de modelo educacional em que o aluno busca seu próprio conhecimento de forma autônoma.

O Grupo Unis ainda compõe há vários anos o STHEM Brasil, um consórcio inédito no país que reúne instituições de diversas regiões dedicadas ao estudo e à multiplicação de estímulos à inovação acadêmica e ao aperfeiçoamento da educação superior.

As inovações no ensino e no ambiente educacional que já implantamos estão sendo muito bem-sucedidas, de acordo com nossos alunos.

“Os resultados denotam o maior engajamento dos envolvidos por causa da sensação de pertencimento e coautoria. A abstenção dos alunos caiu, bem como a necessidade de repetição nas avaliações. Com a mudança de filosofia, o processo educacional se tornou mais inclusivo”, relata o coordenador da unidade, Juarez Monteiro de Rezende.

*Felipe Flausino de Oliveira é chefe de gabinete da reitora do Grupo Unis

inovar no ambiente educacional
Foto: divulgação

Leia também:

Falta avaliação com qualidade no ensino superior

Startup leva realidade virtual e gamificação para os cursos de Medicina

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 240

formacao-mundo-pucpr-administracao

Formação para o mercado nacional. E por que não internacional?

+ Mais Informações
inteligencia-artifical-ensino-superior

Os robôs já estão entre nós, inclusive no ensino superior

+ Mais Informações
critivas-nova-pedagogia-inger-enkvist

As novas pedagogias precisam comprovar sua eficácia

+ Mais Informações
impacto-social

Engajamento social

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.