Revista Ensino Superior | Por que a educação básica não avança? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 241

Por que a educação básica não avança?

Clareza nas etapas de aprendizagem dos alunos, advinda de política públicas, é a chave para o fortalecimento da escolarização, defende presidente do Insper

Publicado em 26/08/2019

por Redação Ensino Superior

democracia-educacao Da esq. para a dir. José Francisco Soares, professor e ex-presidente do Inep, Marlova Noleto, diretora da Unesco Brasil, Marc Fleurbaey, professor na Princeton University e Marcos Lisboa, presidente do Insper durante o seminário

Na educação básica, os resultados de aprendizagem estão avançando, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental. Porém, esse avanço perde força nos anos finais do EF e decaem no ensino médio. Muitos questionam as causas disso.

Leia: Para ter sucesso, os alunos precisam encontrar um propósito de vida, defende reitor mexicano

Marcos Lisboa, presidente do Insper, acredita que este é um problema de política pública. No seminário Democracia, educação e equidade: uma agenda para todos, promovido pela Fundação Tide Setubal, Insper e Unesco no Brasil, Lisboa afirmou que é preciso definir mais claramente o que os alunos devem aprender em cada etapa e estabelecer, com base em boas experiências, como deve ser a prática em sala de aula e até a formação de um diretor.

Esses parâmetros são, em sua opinião, fundamentais para a cobrança de resultados e para a disseminação de práticas exitosas.

educação básica
Da esq. para a dir. José Francisco Soares, professor e ex-presidente do Inep, Marlova Noleto, diretora da Unesco Brasil, Marc Fleurbaey, professor na Princeton University e Marcos Lisboa, presidente do Insper

Leia também:

A opinião dos presidentes de instituições de ensino norte-americanas

Qual o papel das IES na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 241

ballet-fly-dancas-aereas

Primeiro curso de Danças Aéreas e Ballet Fly é lançado no país

+ Mais Informações
diversidade-sexual

Instituição de ensino implanta projeto voltado à tolerância e...

+ Mais Informações
cooperacao-internacional-educacao

Instituições públicas e privadas trabalharão em conjunto para resolver...

+ Mais Informações
Taddy-Blecher-africa-do-sul

“É preciso ter amor na educação”

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.