Revista Ensino Superior | Como ampliar a diversidade nas universidades de elite dos EUA - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 247

Como ampliar a diversidade nas universidades de elite dos EUA

Estudo sugere alternativas para abrir as portas das instituições de ensino superior de elite a uma parcela maior dos americanos

Publicado em 19/03/2020

por Redação Ensino Superior

shutterstock_1093492505_eua Foto: Shutterstock

As universidades de maior prestígio nos Estados Unidos, grupo ao qual pertencem Harvard, Stanford, Brown, MIT, Princeton (foto), entre outras, oferecem aos filhos de seus egressos um bônus de até 160 pontos no exame de admissão ao ensino superior, o SAT. Consequentemente, são os jovens de famílias abastadas que compõem a maior parcela dos estudantes destas instituições.

Leia: Declínio de matrículas nos EUA leva instituições de ensino a inovar

Se a mesma vantagem fosse dada aos alunos de classe média que têm a mesma pontuação dos alunos ricos, a participação dos primeiros subiria de 28% para 38%. A representatividade dos estudantes pobres também teria um incremento de 4% para 12% nas universidades. Fazer uma mudança nas atuais regras de admissão ajudará a tornar essas escolas mais diversas, apontaram os autores de um estudo publicado no periódico Quarterly Journal of Economics.

universidades de elite EUA
Foto: Shutterstock

Leia também:

Movimento pede a descolonização dos currículos

Coronavírus no ensino superior: o que fazer com as aulas

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 247

financiamento-estudantil-perfil

Financiamento estudantil: como universitários escolhem o curso

+ Mais Informações
Rio07/01/2004

O impacto da crise econômica na juventude

+ Mais Informações
axe-yoruba-libras-canal

Professor baiano traduz a língua Iorubá para a Libras e a difunde na...

+ Mais Informações
Reproducao-Flickr-steve-jobs-e-bill-gates

Lendas em torno de Bill Gates e Steve Jobs precisam ser superadas

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.