NOTÍCIA

Formação

Psicologia, crescimento contínuo há mais de 10 anos

Valorização da saúde mental e a expansão das possibilidades de atuação do psicólogo são algumas respostas para tal aumento, explicam coordenadores

Publicado em 12/08/2020

por Edimilson Cardial

curso-psicologia Foto: Shutterstock

As instituições de ensino superior que têm cursos de Psicologia remam em direção contrária à maioria dos cursos. Enquanto a queda acontece ano a ano, na Psicologia só faz crescer. E só não é maior porque as vagas são fixadas pelo MEC (Ministério da Educação). Mackenzie, PUC-SP e São Camilo vivem a mesma situação: todo ano o número de inscritos nos vestibulares é sempre maior que o número de vagas.

Assista: Saiba quais são os cursos que podem desaparecer se não mudarem o currículo

curso Psicologia
Foto: Shutterstock

O diagnóstico para isso é simples: o psicólogo atua hoje em empregos que não existiam antes.  Do Big Data, com análise comportamental das informações colhidas, até a  tradicional terapia, o psicólogo está nas escolas, empresas, nos hospitais. Fabíola Freire S.Melo, coordenadora de Psicologia da PUC-SP diz que o maior curso dessa instituição é Psicologia, que foi criado há 45 anos. A PUC tem hoje 1.084 alunos.

Leia: Como desenvolver a criatividade e o pensamento crítico

O Mackenzie é o maior de todos, com 1.500 alunos em Psicologia no campus de Higienópolis. Enquanto a PUC faz apenas um vestibular no ano,  a Universidade Mackenzie faz dois. Para o professor Fabiano Fonseca da Silva, coordenador do Mackenzie,  quanto mais uma sociedade está dividida, mais precisa de um profissional intermediando essa polarização. 

No Centro Universitário São Camilo, Gláucia Guerra Benute, coordenadora do curso, diz que a sociedade, após reconhecer a importância da saúde física, voltou-se agora para a saúde mental.

Leia também:

Durante o isolamento, PUC-PR dá apoio psicológico a seus colaboradores

Pesquisa aponta que o diploma superior impacta positivamente o salário das pessoas

Autor

Edimilson Cardial


Leia Formação

Educação midiática

Educação midiática pode ser aliada para qualidade do ensino

+ Mais Informações
Edu O.

Pessoas com deficiência na universidade – desafios e novas perspectivas

+ Mais Informações
Miguel Copetto fala sobre internacionalização

Uma porta aberta à internacionalização

+ Mais Informações
Licenciaturas

Novas regras para licenciaturas e Enade: como se adequar

+ Mais Informações

Mapa do Site