Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
Espaço discutirá educação ativa, aprendizagem inovadora e ensino híbrido
Publicado em 31/08/2021
Conjecturar sobre as tendências para a educação superior, seus impactos e suas práticas sempre fez parte do planejamento em longo prazo das IES, sobretudo agora, afinal são novos tempos, modelos de negócios, recursos, formas de pensar e de viver e, consequentemente, de ensinar e aprender.
Os estudantes de hoje já não são os mesmos de poucos anos atrás, pois estão na esteira de uma sociedade que alterou seus paradigmas. Em atenção às rápidas transformações, a educação precisa ser capaz de acompanhá-las entregando uma prática pedagógica, tanto na gestão quanto na sala de aula, pautada em uma abordagem ativa e cada vez mais online e híbrida.
Leia: O futuro do ensino superior sem o “novo normal”
Neste contexto, a revista Ensino Superior inaugura uma nova coluna escrita pela professora Thuinie Daros, com o intuito de compartilhar conteúdos e experiências que atendam a uma demanda de profissionais que buscam inspirações para superação dos modelos de educação tradicionais monótonos e desconectados com a realidade para experiências mais criativas e ativas, capazes de promover o engajamento e o sucesso dos estudantes.
Na coluna você encontrará estratégias pedagógicas, experiências, boas práticas de gestão da inovação, modelagens híbridas, recursos tecnológicos, criação de objetos de aprendizagem, ensino telepresencial, roteirização de atividades, educação on-line e híbrida, sala de aula digital e outras temáticas relevantes para uma educação contemporânea e preocupada com a qualificação da experiência do estudante.
Mensalmente, um novo artigo inédito e exclusivo escrito será publicado e esperamos que os textos sejam disparadores de diálogos e debates que promovam uma educação genuinamente inovadora.
Thuinie Daros é cofundadora da Téssera Educação. Possui 22 anos de experiência na docência e gestão da educação básica e superior e 7 anos na liderança acadêmica em modelos híbridos. Atua como palestrante e ministra workshops sobre temáticas que envolvam principalmente a aplicação de metodologias ativas, ensino híbrido, criatividade e tecnologias educacionais. Além disso, é head de cursos híbridos e metodologias ativas na Unicesumar. Possui diversos livros publicados na área da inovação educacional, entre eles, A sala de aula inovadora e A sala de aula digital pela editora Penso.
Gestão pedagógica: IES que estão fazendo diferente