NOTÍCIA

Gestão

5G leva SBT para dentro da Facens

Localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo, a instituição é uma das poucas do Brasil a possuir a frequência 5G

Publicado em 09/03/2022

por Redação

5G Facens_divulgação SBT2 Parceria entre Facens e SBT já exite há três anos. Foto: divulgação/Facens-SBT

O SBT acaba de inaugurar um espaço dentro do Centro Universitário Facens, para fomentar ainda mais o pilar de inovação da emissora. O objetivo central é integrar profissionais e conteúdos que abordem a exploração de novas tecnologias, o desenvolvimento de aplicativos, games, realidades aumentada, realidades virtuais e produtos ligados ao 5G.

Leia: Novas experiências e maior conexão com o mercado

Desde que a Anatel consumou o maior leilão de radiofrequência da América Latina, em novembro do ano passado por R$5 bilhões, segundo o Ministério das Comunicações (MCom), o Brasil entra para o time dos 60 países a possuírem a tecnologia 5G, que deverá estar disponível para os 26 estados da federação até julho deste ano. A Facens é uma das poucas a terem acesso à frequência e foi isso que levou o SBT para dentro da instituição: desenvolver soluções para o mercado de televisão antes que a novidade se torne comum a todos.

A parceria entre a instituição e a emissora, no entanto, já está estabelecida há três anos e começou com o desenvolvimento de jogos como A Casa da Bruxa do 71, Poliana Cake Crush e o Show do Milhão – o primeiro desenvolvido para jogar com a assistente virtual Alexa, da Amazon, conta Ellis Manesce, diretor de operações do Instituto de Pesquisa da Facens. “Começamos assim e fomos desenvolvendo outros trabalhos até chegarmos nessa sala para a equipe”.

5G Facens_divulgação SBT2
Parceria entre Facens e SBT já exite há três anos. Foto: divulgação/Facens-SBT

As atividades serão restritas para colaboradores do SBT, alunos da Facens e empresas do segmento, considerando uma equipe dedicada entre emissora e instituição que trabalharão continuamente no espaço. Entre os projetos que serão acelerados está o SBT Games, vertical de games da emissora, para ofertar ao mercado sempre o que há de mais atual e conectados aos novos hábitos dos consumidores e oportunidades para anunciantes.

Benefícios da parceria

Toda a produção da sala caracterizada está diretamente ligada à área de inovação do SBT, comandada por Fernando Pensado, head de inovação da emissora, que ressalta: “Este espaço irá permitir acelerar ainda mais as diversas iniciativas e inovações que o SBT tem adotado nos últimos anos. A parceria estratégica com a Facens vai auxiliar o SBT a explorar as diferentes oportunidades que o 5G vai abrir e quem vai ganhar com isso são os stakeholders do SBT”.

Para a Facens a parceria consequentemente gera mais visibilidade em nível nacional, captando alunos de todo o Brasil pelo ensino a distância. É importante ressaltar que isso é uma consequência e que o objetivo é fomentar o avanço da pesquisa e tecnologia, além de deixar os alunos mais próximos das empresas e suas expectativas. “Temos um índice de colocação no mercado acima de 90%, uma média que se mantém nos últimos anos. O aluno já se forma empregado, porque temos muitas parcerias dentro da Facens além do SBT”, explica Ellis Manesce.

Como uma nova oportunidade para gerar experiência de marca e criar uma agenda exclusiva, durante as atividades também serão praticadas melhorias e otimizações no processo de transformação digital do SBT, em que os alunos da Facens e colaboradores da emissora desenvolverão novas habilidades e expandirão áreas de interesse e conhecimento, tendo à disposição toda infraestrutura do centro universitário.

 O local também disponibilizará as soluções para a “degustação” de algumas iniciativas do SBT, como jogos proprietários já disponíveis para o público.



Leia também

Educação profissional ainda carrega desafios

Autor

Redação


Leia Gestão

Relevância das IES

Inércia pode custar a relevância

+ Mais Informações
José Roberto Covac

José Roberto Covac, a falta que ele fará

+ Mais Informações
Prédio Faculdades Network

IES de pequeno porte reagem à concorrência

+ Mais Informações
Presidentes Semesp

Polo aglutinador das IES, Semesp comemora 45 anos

+ Mais Informações

Mapa do Site