NOTÍCIA

Gestão

Autoavaliação revelará competência digital dos docentes em 2022

Atualmente, 77% dos professores brasileiros estão em nível intermediário, revelou primeiro relatório de 2020 coordenado pela MetaRed. Saiba como participar da 2ª Avaliação das Competências Digitais dos professores

Publicado em 25/04/2022

por Redação Ensino Superior

competência digital dos docentes Resultados serão ainda compartilhados na 2ª Conferência Mundial de Educação Superior. Foto: reprodução

“É inimaginável que no atual contexto, professores enfrentem dificuldades para acessar ferramentas de ensino digital, bem como os meios tecnológicos”, disse o CEO da Universia Brasil, Anderson Pereira, em mesa redonda online, organizada pela MetaRed, nesta segunda-feira, 25. Na ocasião, gestores e docentes de instituições públicas e privadas se reuniram para discutir competência digital e o legado do ensino remoto emergencial. 


Leia: A reinvenção dos docentes



Para a segunda edição da Avaliação das Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro, espera-se ainda maior maturidade tecnológica da categoria que, atualmente, conta com 77% em nível intermediário, transitando para o especialista.

competência digital dos docentes
Resultados serão ainda compartilhados na 2ª Conferência Mundial de Educação Superior. Foto: reprodução

O novo levantamento, autoavaliativo, é coletado pela ferramenta DigCompEdu, da Join Research, da Comissão Europeia, incorporará agora uma nova área ao questionário, dedicada à educação aberta – movimento que hoje combina a tradição de partilha de boas ideias entre educadores com a cultura digital, baseada em colaboracão e interatividade.

Os resultados serão ainda compartilhados na 2ª Conferência Mundial de Educação Superior, representando o Brasil, informou a presidente da MetaRed e Semesp, Lúcia Teixeira. 

Competência digital dos docentes em perspectiva

O vertiginoso crescimento do ensino a distância em detrimento do presencial após a pandemia, permitiu que o setor assista o curso de uma transformação interna e da sociedade como um todo, o que pressupõe uma maior maturidade digital em todos os setores. Mas no que diz respeito à educação superior, muitos aspectos ainda precisam de atenção.

A reitora Joana Angélica, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), indaga, por exemplo, se é realmente possível oferecer ensino a distância de qualidade. “É preciso se debruçar de verdade sobre isso de forma permanente e não mais encarar sobre a instância emergencial”. 

A acadêmica destaca ainda que existe uma postura defensiva por parte das instituições federais, no que diz respeito às mudanças, a fim de manterem seu caráter tradicionalista e posição como centro da geração de conhecimento, mas que, contudo, a discussão sobre transformação digital e seus aspectos, bem como a competência digital dos professores, etc., também ocorre, orquestrada pelo MEC e órgãos específicos.

Para Vidal Martins, reitor da PUC-PR, é possível sim oferecer EAD de qualidade, desde que seja considerado o fator interação, para ele, um dos aspectos que precisam ser melhorados e observado pelas empresas de tecnologia educacional. “A interação que é essencial para conviver e aprender com outras visões e pontos e vista”, diz.

Martins acrescenta que a competência digital não deve dar foco somente ao uso das ferramentas e da tecnologia, mas em como entregar uma educação de qualidade por meio dela.

Participe da 2º Avaliação de Competência Digital dos Docentes Brasileiros:

www.semesp.org.br/avaliacao-competencias-digitais-dos-docentes


Assista à conferência e as demais falas na integra:



Leia também

Transformação digital forçará mudanças institucionais nas IES em curto prazo

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Gestão

Tecnologia para aproximar universidade e mercado

Tecnologia para aproximar universidade e mercado

+ Mais Informações
Pessoas com deficiência nas IES

Pessoas com deficiência impulsionam a pesquisa na universidade

+ Mais Informações
Como diminuir a competição entre professores

Como desenvolver docência apoiadora e diminuir a competição

+ Mais Informações
A Teoria da Prática em gestão universitária

A Teoria da Prática em gestão universitária

+ Mais Informações

Mapa do Site