Educação

Colunista

Thuinie Daros

Diretora de planejamento acadêmico na Vitru Educação

Por que as IES precisam desenvolver profissionais criativos urgentemente?

A solução de muitos dos problemas que enfrentamos no setor educacional, e que ainda enfrentaremos, dependerá da habilidade de pensar de forma não convencional e criar possibilidades

Criatividade em sala de aula Dia Mundial da Criatividade é comemorado nesta sexta (foto: pexels)

Como as instituições de Educação Superior têm exercitado a criatividade dos líderes e corpo docente? Como os docentes têm estimulado a criatividade dos estudantes? Pode parecer algo utópico, mas a verdade é que pensar de forma criativa não só nos ajuda a gerar novas ideias, como também a propor diferentes caminhos para torná-las realidade.

É cada vez mais evidente que a solução de muitos dos problemas que enfrentamos hoje no setor educacional (e que ainda surgirão) dependerá da habilidade das gerações atuais e futuras em pensar de forma não convencional e criar infinitas possibilidades. 

Vale a pena refletir que tudo que usufruímos do mundo em que vivemos não seria possível sem a criatividade humana, que nos proporciona uma infinidade de produtos, serviços e experiências, sejam elas positivas ou não.

Até pouco tempo atrás, as instituições educativas com alta capacidade de estabelecer e garantir um planejamento sólido, garantiria por meio da previsão e da antecipação, a previsibilidade. O controle rígido e bem gerenciado do planejado levaria ao “natural” crescimento de um negócio ou projeto. 

Obviamente, isso não significa que o planejamento perdeu o seu valor, mas que precisamos considerar uma nova realidade – a incerteza está por toda parte e é cada vez mais tangível.  As transformações aceleradas, tem criado um cenário no qual as IES precisam repensar radicalmente as modelagens pedagógicas, as estruturas organizacionais, os estilos de gerenciamento, o modelo de atendimento e é claro, as experiências de aprendizagem dos estudantes, simultaneamente. 

 

Leia: As respostas que dávamos já não servem mais

 

Para se chegar a um acordo com os novos desafios intensamente complexos, devemos obter o máximo possível de compreensão sobre eles. Por isso, é fundamental permitir que os profissionais pensem estrategicamente, tanto quanto criativamente, sobre como se adaptar para atender às novas demandas. Ao criar um ambiente que valorize a diversidade de ideias e perspectivas, podemos estimular a criatividade de todos e gerar soluções mais inovadoras e efetivas para os desafios que enfrentamos.

É exatamente isso que propõe o Dia Mundial da Criatividade*, comemorado no dia 21 de abril com objetivo de aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano e alertar para a importância da inovação na solução de problemas globais.

 

Leia: Como podemos fortalecer a criatividade de nossos estudantes?

 

Nesta data mundial, te convido a refletir sobre o motivo do qual precisamos desenvolver urgentemente a mentalidade criativa em nossos futuros profissionais nas IES de todo Brasil:

Inovação: Profissionais criativos são capazes de gerar novas ideias e soluções para problemas existentes, levando a inovações em diferentes áreas. Eles podem pensar fora da caixa e propor soluções não convencionais para desafios comuns.

Competitividade: IES e organizações precisam se manter competitivas para sobreviverem em um mercado cada vez mais globalizado e dinâmico. Profissionais criativos ajudam a criar produtos, serviços e estratégias e experiências que se destacam da concorrência.

Engajamento: Profissionais criativos são capazes de capturar a atenção das pessoas e engajá-las com suas ideias. Eles podem criar campanhas inovadoras e atraentes ou modelar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, por exemplo, ou desenvolver conteúdo criativo que mantenha os estudantes interessados e entretidos.

Resolução de Problemas: Profissionais criativos são excelentes na resolução de problemas, pois são capazes de pensar em soluções que outros não conseguem ver. Eles têm uma mente aberta e flexível, e podem ver problemas de diferentes perspectivas para encontrar a melhor solução.

Mudança: O mundo está sempre mudando e evoluindo, e precisamos de profissionais criativos para ajudar a impulsionar essa mudança. Eles podem criar ideias e soluções que abrem novos caminhos e possibilidades, levando a um modelo educacionais mais progressista e avançado.

Encorajamento:  Com a internet, o tamanho social do mundo reduziu e com isso diminuímos os graus de distância. No lugar do poder de impor ideias e novos processos para os profissionais e estudantes, surge o poder de encorajar. Isso ocorre quando o os graus de separação diminuem e os graus de conectividade aumentam. Precisamos de profissionais capazes de facilitar, ajudar e encorajar a mudança, garantindo que as pessoas sintam parte dela, independente do campo de atuação.

 

Leia: Indústria criativa emprega 30 milhões

 

O desenvolvimento da mentalidade criativa permite que os estudantes sejam capazes de pensar além do óbvio, e irem além das fronteiras do conhecimento estabelecido, imaginando novas possibilidades para o futuro.

Em um mundo em constante evolução, as instituições de educação superior têm um papel fundamental na formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Afinal, profissionais criativos são capazes de propor soluções efetivas e disruptivas, gerar novas ideias e implementar projetos que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Portanto, é crucial que as instituições de educação superior valorizem a criatividade e incentivem a formação de profissionais que sejam capazes de aplicá-la em suas áreas de atuação, contribuindo para um futuro mais promissor e sustentável.

Vamos celebrar o dia mundial da criatividade e inspirar a próxima geração de criativos e inovadores…

 

*Quer ampliar o seu repertório sobre como preparar estudantes para serem inovadores, assista a palestra gratuita realizada pela professora Thuinie Daros no World Creativity Day.

https://worldcreativityday.com/brazil/florianopolis/activities/mentalidade-criativa-preparando-estudantes-para-s

* O Dia Mundial da Criatividade – WORLD CREATIVITY DAY (WCD) –  trata-se de um movimento global que celebra a criatividade e a inovação em todas as suas formas. Vale destacar que o WCD foi idealizado pelo brasileiro Lucas Foster em 2017, e a data do dia 21 de abril, instituída pela Organizações das Nações Unidas com o objetivo de incentivar e inspirar pessoas de todo o mundo a usarem sua mentalidade criativa para serem resolutivas e inovadores tendo em vista a solução de problemas globais.

 

Por: Thuinie Daros | 21/04/2023


Leia mais

Habilidades e saberes

Habilidades e saberes têm prazo de validade

+ Mais Informações
Estabilidade emocional

Cultivar a estabilidade emocional nos espaços educativos

+ Mais Informações
Soft skills

Como abordar as soft skills com os estudantes 

+ Mais Informações
Liderança transformacional

Como ser uma liderança eficaz na educação

+ Mais Informações

Mapa do Site