NOTÍCIA

Edição 275

O valor do ensino superior

Notas Internacionais trazem análise da revista “The Economist” e perspectivas sobre o ensino superior de outras mídias mundo afora

Publicado em 15/05/2023

por Ensino Superior

Ensino Superior

Segundo a revista The Economist, à medida que as mensalidades aumentam e os ganhos dos graduados estagnam, a desilusão aumenta. Pesquisa publicada pelo Wall Street Journal em 31 de março sugere que a crise de confiança se agravou: 56% dos americanos agora acreditam que uma graduação não vale mais o tempo e o dinheiro gastos nela.

Para um estudante médio isso não é condizente com os fatos. Para a maioria dos alunos, os retornos financeiros do ensino superior permanecem muito saudáveis. No entanto, obter um diploma tornou-se mais arriscado. As recompensas para os melhores desempenhos estão aumentando, mas uma parcela alta de alunos vê retornos negativos de seus estudos. Novos dados podem rastrear alunos que fazem cursos específicos, em instituições específicas, para saber quanto ganham mais tarde na vida. Com o tempo, observar esse detalhe evitará piores resultados. A escolha do assunto e a formatura oportuna são muito importantes; escolha da instituição um pouco menos.

Um boom nos rendimentos dos graduados começou na década de 1980 no mundo rico. Naquela época, a diferença entre os salários de pessoas com pelo menos um diploma de bacharel comparada com aqueles que não o fizeram começou a disparar. Na década de 1970, um americano com educação universitária ganhava em média 35% a mais do que um graduado do ensino médio. Em 2021, essa vantagem aumentou para 66%.

 

EUA: Quanto custa formar um aluno em faculdade comunitária?

 

As mensalidades na Inglaterra dispararam no final dos anos 1990 para £ 9.250 (US$ 11.000) por ano, as mais altas entre os países ricos. Nos Estados Unidos, o bacharelado aumentou de US$ 2.300 por ano na década de 1970 para US$ 8.000 em 2018, de acordo com Jaison Abel e Richard Deitz, do Federal Reserve de Nova York.

Escolher a área certa é crucial. Retornos negativos são mais prováveis para os britânicos nas artes criativas (menos de 10% dos homens obtêm um retorno positivo), assistência social e agricultura. Os diplomas mais bem pagos nos Estados Unidos são em engenharia, ciência da computação e negócios. Os retornos negativos parecem prováveis para a música e as artes visuais. Uma pesquisa norueguesa descobriu que os alunos cujo desejo é estudar humanidades, e que acabam estudando ciências, ganham menos depois de 10 anos do que ganhariam de outra forma.

 

International Higher Education

Índia, universidade sem nível mundial

 

O ensino superior indiano está se abrindo para o mundo, mas há muitos aspectos do segundo maior sistema do mundo que precisam ser compreendidos pela comunidade global. A ênfase na expansão impediu o surgimento de universidades de nível mundial. Atualmente, o nacionalismo hindu e a politização são forças importantes na Índia. A academia tem sido tradicionalmente burocrática. Estas estão entre as realidades subjacentes de um dos principais sistemas acadêmicos nacionais no cenário global.

 

The Chronicle of Higher Education

Presidente de faculdade fica menos tempo no cargo

 

David Jesse escreve na The Chronicle of Higher Education que presidentes de IES ficam no cargo por 5,9 anos, em média, de acordo com os resultados da última pesquisa sobre a profissão realizada pelo Conselho Americano de Educação. Eram 6,5 anos em 2016 e 8,5 anos em 2006.

A maioria não acha que estará em sua função atual em cinco anos. E os presidentes que planejam sair não estão partindo para o cargo principal de outra faculdade. Procuram possíveis funções de consultor, retornando ao corpo docente ou trabalhando em uma organização sem fins lucrativos fora do ensino superior, de acordo com a pesquisa que a ACE realiza a cada cinco anos. A pesquisa foi enviada por e-mail aos presidentes de 3.091 faculdades e universidades, com 1.075 respostas. Essa taxa de resposta caiu 15 pontos percentuais, o que os autores atribuíram ao fato de ela ter sido entregue aos presidentes por um período menor do que nos anos anteriores e nenhuma cópia em papel foi enviada pelo correio.

 

Pesquisa: as motivações dos estudantes para ingressar no ensino superior

 

Entre os motivos da saída, segundo a pesquisa: a pandemia de Covid-19 e a crescente polarização política no ensino superior cobraram seu preço dos presidentes. Cinquenta e cinco por cento dos entrevistados disseram que planejam deixar o cargo nos próximos cinco anos, com 25% dos presidentes entrevistados dizendo que planejam deixar o cargo nos próximos dois anos. Isso representa um aumento em relação a cinco anos atrás, quando 22% disseram que planejavam sair em um ou dois anos e 32% disseram que planejavam sair em três a cinco anos.

Os que pretendem sair no próximo ano estão no cargo há, em média, 6,7 anos e têm, em média, 61,7 anos. Apenas 39% daqueles que pensam que estarão fora nos próximos cinco anos dizem que vão se aposentar. Os presidentes que saem, mas não se aposentam, têm mais chances de se tornarem consultores do que de exercer uma função semelhante em uma faculdade diferente – 27% em comparação com 23%. E 16% pretendem trabalhar em uma entidade sem fins lucrativos ou filantrópica.

Em média, o presidente assina um contrato de cinco anos, disse James H. Finkelstein, professor emérito da Universidade George Mason que estuda reitores de faculdades e seus contratos. Isso não mudou muito nos últimos 15 anos, de acordo com sua pesquisa.

O mandato médio mais curto tem um efeito importante sobre como os presidentes se comportam quando entram no prédio da administração pela primeira vez. “Você tem que ouvir mais rápido e aprender mais rápido e então identificar aquelas duas ou três áreas que podem ter um impacto significativo em um período de tempo menor”, disse Livingstone, que começou na Baylor em 2017.

 

Inside Higher Ed

Os cortes necessários para ter relevância no futuro

 

Em seu discurso semestral, proferido em março, o presidente da West Virginia University, E. Gordon Gee, fez uma avaliação contundente para uma multidão de professores, administradores, alunos e funcionários: a WVU é muito grande – e seu corpo discente está diminuindo muito rápido – para operar de forma sustentável. Com as taxas de matrícula diminuindo e os custos disparando, a universidade teve que perder peso, disse ele. Seriam priorizados os programas e cargos que atendessem mais alunos de forma eficaz; o resto estava no ar.

“Quando colocamos nossos alunos em primeiro lugar, isso traz tudo para o contexto”, disse Gee no discurso. “Ele cristaliza nossas prioridades. E ilumina as coisas que podem não ser mais relevantes.”

Os líderes da WVU se concentraram nos cortes: US$ 75 milhões teriam que ser eliminados do orçamento para contabilizar um declínio projetado de 5.000 matrículas de estudantes na próxima década.

“Estamos avaliando tudo, desde nossas opera-ções até nossos programas acadêmicos e serviços”, escreveu Gee. “Procuramos nos reposicionar hoje para que possamos ser um sistema universitário responsivo e relevante no futuro.”

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Ensino Superior


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