Revista Ensino Superior | Inteligência artificial pede mão na massa
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Formação Docente

Inteligência artificial pede mão na massa

Agora é hora de pensar como a IA pode ser utilizada a favor do ensino e incorporada nas atividades do dia a dia dos docentes, das disciplinas, dos programas e das IES

Publicado em 05/06/2023

por Ensino Superior

pexels-thisisengineering-3861969 (Crédito: pixels)

Avisado foi, a revolução está aí. O que a inteligência artificial, IA, vinha prometendo já é realidade plena. A transformação na educação formal é fato concreto. Ela é provocada por novas soluções, entre ferramentas digitais, plataformas e conteúdos para o ensino a distância, híbrido, presencial e para o setor administrativo. 

Na gestão, a IA traz agilidade nos processos. Na área educacional, parece ter virado a sala de aula – virtual ou presencial – de ponta-cabeça. “No setor administrativo, a IA substitui operações repetitivas, reúne e trata dados, dá respostas de forma rápida e tem trazido eficiência operacional para diversos tipos de organizações, mas, na área pedagógica, os professores ainda não se apropriaram adequadamente deste instrumental”, fala Márcio Sanches, professor de graduação e pós da EAESP/FGV e coordenador da Universidade Corporativa do Semesp. 

As edtechs crescem em número e em categorias, se especializam e protagonizam a inovação tecnológica no setor educacional. A Gomining, por exemplo, é especializada na correção automática de textos para instituições de ensino, com soluções que prometem avaliar redações e atividades discursivas em até sete segundos. A empresa foi criada a partir de resultados de pesquisas de mestrado e doutorado dos fundadores, Jocimara Mauer, Simone de Oliveira e Daniel Epstein, que apontaram dificuldades no desenvolvimento da escrita de estudantes na sala de aula. Já a D2L, entre outras soluções, oferece o Creator+ Package, que permite, mesmo aos não iniciados na codificação de software, criar cursos com conteúdos atrativos. A solução utiliza a plataforma Brightspace. 

 

Leia artigo de Marina Feferbaum: Oportunidade para as IES com inteligência artificial

 

“Startups como as edtechs são unidades menores, dedicadas, com ambientes extremamente propícios para desenvolver inovações pontuais, onde há possibilidade de criação, de erro e de ajuste. As edtechs têm essa característica interessante e trazem contribuições para as IES”, diz Sanches. Para ele, cada vez mais a educação deve ser entendida como um ecossistema e as parcerias precisam se estabelecer. “Eu gosto muito da analogia com as fintechs. No primeiro momento,  a sensação foi a de que vieram para substituir os bancos e, na verdade, passaram a interagir no ecossistema.” 

 

Um cardápio de novidades

 

A avalanche de tecnologias é assustadora. Fica mais fácil se o pensamento não se voltar para receios com a IA tirar o protagonismo do docente ou entregar facilidades demais para os estudantes. Agora é hora de pensar “como a inteligência artificial pode ser utilizada a favor do ensino e incorporada nas atividades do dia a dia do docente, das disciplinas, do programa e das IES”, fala Sanches.

marcio-rodrigues-sanches

Marcio Sanches, coordenador da UC Semesp e professor na FGV-SP (foto: reprodução/Semesp)

Ele menciona o curso Inteligência artificial na educação 4.0 (acesse aqui), oferecido pelo consórcio Sthem e pela Universidade Corporativa do Semesp. “São 50 horas que trazem um primeiro olhar sobre o que é a IA e quais as suas possibilidades. É um curso EAD ministrado por professores de várias IES, assíncrono e  super barato.” 

Outra oportunidade para se aproximar da IA e chegar perto de ferramentas bastante úteis são os cursos gratuitos que a Universidade Corporativa oferece em parceria com a FIA Business School, uma das melhores escolas de negócios do Brasil. O Teachers Lab é um acervo com 10 cursos que capacitam docentes na utilização de técnicas e tecnologias já utilizadas pela FIA. É possível se aproximar de ferramentas simples, como a que separa salas no Zoom, ou mais complexas, como para a gamificação de conteúdos com o Socrative, ou ainda, aprender a usar os recursos da Mesa Virtual.  

Mais uma iniciativa importante para quem busca conhecimento e reflexões acerca da IA é  o 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil, que discutirá as potencialidades e o impacto da IA nos setores administrativos, acadêmicos e pedagógicos da IES. O evento acontece nos dias 29 e 30 de junho, realizado pelo Semesp e parceiros,  na Universidade Santa Cecília – Unisanta. As inscrições estão abertas. Conheça os palestrantes e a programação no site do Semesp, no link abaixo: 

5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil

 

Autor

Ensino Superior


Leia Formação Docente

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
lúdico ensino superior

O lugar do lúdico no ensino superior

+ Mais Informações
parcerias entre Brasil e Reino Unido na educação

Universidade de Cambridge busca parceiros no ensino superior brasileiro

+ Mais Informações
_MOR9528

Evolução nas práticas pedagógicas é o grande desafio para a...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.