Revista Ensino Superior | Educadores falam sobre o valor da iniciação científica 
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Formação

Educadores falam sobre o valor da iniciação científica 

Professores do Insper e do Mackenzie tiveram carreiras impactadas pela pesquisa científica; estudantes de graduação podem se inscrever na 23ª edição do Conic

Publicado em 15/06/2023

por Gustavo Lima

Iniciação científica Inscrições para o Conic ficam abertas até 31 de agosto (Imagem: Freepik)

“Precisamos de pesquisadores capazes de lançar luz sobre os grandes desafios contemporâneos”, afirma Bruno Varella Miranda, professor e coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Insper. Ele defende que os programas de iniciação científica reduzem a distância entre jovens estudantes e a ciência. 

Bruno Varella Miranda

Bruno Varella Miranda, coordenador do PIBIC

Esse é o objetivo do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), que chega à sua 23ª edição. Promovido pelo Semesp, o evento é conhecido por estimular a produção de trabalhos científicos e viabilizar projetos de pesquisa. As inscrições, que tiveram início no dia 1º de junho, seguem abertas até agosto. 

Miranda vê a ciência e a tecnologia como pilares fundamentais para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Na avaliação do educador, a dificuldade de visualizar o que significa ser um pesquisador é um dos muitos desafios enfrentados para estimular jovens estudantes a seguir uma carreira acadêmica. “Jovens no Brasil geralmente têm exemplos de outras ocupações em suas rotinas, mas são poucos os que têm contato com pesquisadores. A iniciação científica permite esse primeiro contato com a ciência, dando ao estudante a possibilidade de experimentar”, afirma.

 

Leia: Iniciação científica é estratégica para o país

 

Aos 20 anos de idade, Bruno foi bolsista de iniciação científica, fato ao qual atribui suas escolhas profissionais. “A iniciação científica me possibilitou conhecer uma trajetória profissional, com todas as suas potencialidades e desafios. Ao fomentar o contato com outros pesquisadores, a iniciação científica me conectou com uma comunidade mais ampla de pessoas com interesses intelectuais parecidos, que me ofereceram o apoio necessário para que eu fizesse uma pós-graduação”, explica.

Felipe Chiarello

Felipe Chiarelloes, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do Mackenzie (crédito: divulgação/Mackenzie)

Felipe Chiarello, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do Mackenzie, é também um defensor da iniciação científica. Chiarello ressalta que, para além de seus dias de estudante, a pesquisa científica impacta sua carreira profissional até os dias de hoje. “Como aluno, eu tive uma leitura muito mais profunda, tive menos medos de errar e de criar, tive um engajamento muito maior porque eu saí daquela coisa estática da sala de aula. Além de conseguir aprofundar a pesquisa, o que me deu muito mais autonomia e confiança”, relata.

Já na carreira docente, o profissional conta ter tido a oportunidade de vê-la por outra perspectiva. “A iniciação científica continua alterando a minha vida porque agora eu vejo a outra ponta. Vejo quantos alunos estamos transformando e o quanto a pesquisa impacta em suas carreiras. O quanto eles podem, a partir dela, ter outros sonhos. Vários de nossos alunos de iniciação científica acabaram fazendo intercâmbio no exterior, mestrado, doutorado, são bolsistas, tiveram uma melhoria na qualidade de vida ou em perspectiva de carreira”, informa.

 

Inscrições para o Conic

 

As inscrições para a 23ª edição do Conic ficam abertas até 31 de agosto. Alunos de graduação, matriculados em IES (instituições de ensino superior) públicas ou privadas, podem submeter trabalhos de qualquer área e tema. Interessados podem realizar sua inscrição no site do Semesp, onde também encontram o regulamento completo (acesse).

 

Incentivo à Iniciação Científica: mais de 100 IES foram certificadas com selo

Autor

Gustavo Lima


Leia Formação

Educação online

Maioria está no online e paga preço de presencial

+ Mais Informações
Educação midiática

IES precisam incluir educação midiática

+ Mais Informações
Formação de jovens

O que os jovens devem buscar na formação

+ Mais Informações
Pesquisa

Especialistas indicam crescimento da pesquisa aplicada

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.