NOTÍCIA

Políticas Públicas

Fies: governo anuncia edital para vagas remanescentes

Descontinuadas no último governo, as vagas remanescentes retornam após quatro anos, com inscrições abertas para as IES no dia 2 de outubro

Publicado em 30/09/2023

por Ensino Superior

Vagas remanescentes Vagas remanescentes podem assegura a permanência do estudante

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou edital com os procedimentos relativos à inscrição das IES no processo de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Descontinuadas no último governo, as vagas remanescentes retornam após quatro anos, com inscrições abertas para as IES no dia 2 de outubro.

A volta das vagas, exclusivas para alunos matriculados, chega com novidades. Agora, serão priorizados os estudantes que tenham Prouni 50%. Além disso, as IES não poderão postergar essas vagas. Alexandre Mori, gerente de financiamentos do Semesp, comenta a importância dessa retomada. “É importante porque as faculdades podem direcioná-las para alunos que estão inadimplentes, com problemas financeiros e que pensam em abandonar o curso”. 

“Os dois ganham. A faculdade ganha porque podem assegurar a permanência do estudante utilizando o Fies. E o aluno também ganha, porque consegue se manter com um programa do governo”, acrescenta Mori.

As inscrições para que as faculdades solicitem as vagas serão abertas na segunda-feira, 2 de outubro e poderão ser feitas até o dia 9 do mesmo mês. Na sequência, entre os dias 10 e 13 de outubro, acontece o período de retificação.

 

Confira a cobertura do 25° Fnesp

Autor

Ensino Superior


Leia Políticas Públicas

Sinaes 20 anos

20 anos de Sinaes, na perspectiva de quem faz política pública

+ Mais Informações
Sinaes 20 anos

Sinaes 20 anos, e as mudanças continuam

+ Mais Informações
José Vicente fala sobre políticas públicas

Políticas públicas efetivas para o mundo atual

+ Mais Informações
Deputados avaliam criar comissão especial para o PNE

Deputados avaliam criar comissão especial para o PNE

+ Mais Informações

Mapa do Site