NOTÍCIA

Podcast

IES precisam se preparar para atender demandas corporativas

Modelos de ensino tradicionais não têm sido capazes de entregar as novas competências na velocidade exigida pelo mercado

Publicado em 13/10/2023

por Ensino Superior

Mercado corporativo

As transformações cada vez mais aceleradas da sociedade demandam uma requalificação de habilidades nos mais diversos profissionais. Os modelos de ensino tradicionais não têm sido capazes de entregar as novas competências na velocidade exigida pelo mercado. Para falar sobre os desafios e as oportunidades emergentes dessa realidade, o Podcast Gestão do Ensino Superior conversa com a diretora do Ibmec Digital e da área de Soluções Corporativas do Ibmec, Priscila Simões. Especialista em educação corporativa, a convidada é direta: as IES ainda estão pouco preparadas para atender demandas do mundo corporativo.

Priscila comenta que o mercado corporativo exige muita flexibilidade, além de uma grande aplicabilidade. “As instituições de ensino, de maneira geral, ainda são muito rígidas nos seus formatos, têm pouca flexibilidade e frequentemente apresentam dificuldades em atender essas demandas”, pontua. Para formar competências que acompanham o ritmo acelerado do mercado, uma quebra de modelo se faz necessária. “[Para que isso ocorra] as IES poderiam trabalhar com palestras, workshops, cursos de curta duração, programas de desenvolvimento de liderança e ter mais flexibilidade na formatação. As microcertificações, por exemplo, têm muito valor para o mercado corporativo porque ele não quer necessariamente que os seus colaboradores obtenham certificados ou diplomas, mas sim que as pessoas tenham competências”, afirma.

 

Tendências do mercado

 

À frente da área de Soluções Corporativas do Ibmec, Priscila comenta que o formato solicitado pelas empresas varia mas que, atualmente, muitos dos programas ofertados são híbridos. “Isso atende a diversas organizações que operam em diferentes cidades e estados. Em termos de temas, enquanto escola de negócios, somos bastante demandados para gestão, finanças e planejamento estratégico”, diz. A diretora também destaca que as demandas de ESG têm se tornado recorrentes no instituto. “As empresas estão atrás de questões relacionadas à capacitação voltada para diversidade, programas sociais e governança”, diz.

“Mais recentemente, o Ibmec tem feito um esforço para também ser reconhecido na área de tecnologia. Já temos diversos cursos de graduação e de pós-graduação na área tech e na área de educação executiva também temos trabalhado com esse tema. Não há mais como fazer gestão de qualquer organização sem o uso de tecnologia”, ressalta.

Durante o bate-papo com a apresentadora e vice-reitora da Unifeob, Danielle Rodrigues, Priscila ainda comentou cases de sucesso e sobre as universidades corporativas. O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast.

 

Para ver:

Para ouvir:

 

Veja também: Episódio 5 | Saúde mental LGBTI+ em pauta

 

Autor

Ensino Superior


Leia Podcast

Mercado corporativo

IES precisam se preparar para atender demandas corporativas

+ Mais Informações
Prosas 2 | Saúde mental LGBTI+

Pesquisa joga luz sobre a saúde mental LGBTI+

+ Mais Informações
Prosas | Tecnologia: cadê as mulheres?

O país precisa da juventude para avançar em tecnologia 

+ Mais Informações
Podcast Gestão do Ensino Superior

Panorama exclusivo da educação superior brasileira

+ Mais Informações

Mapa do Site