NOTÍCIA

Inovação

Experiência em novos patamares, o desenho da educação

IA generativa desempenha papel importante como ferramenta para a revolução educacional

Publicado em 19/02/2024

por Ensino Superior

IA generativa Para Wagner Sanchez, a IA generativa e as metodologias ativas fazem uma "combinação poderosíssima" (Foto: Shutterstock)

Por Wagner Sanchez*: Num cenário onde a mudança é a única constante, a educação se depara com a necessidade imperativa de evoluir. No epicentro dessa revolução está a inteligência artificial (IA) generativa , uma inovação que transcende os limites do conhecimento convencional.

Exploraremos as potencialidades da IA generativa como uma força catalisadora na reinvenção do ensino, convidando educadores a embarcarem em uma jornada de descobertas e adaptações. À medida que desvendamos o papel revolucionário dessa tecnologia no cenário educacional, vislumbramos um futuro onde a inovação não é uma opção, mas sim a chave mestra para proporcionar uma educação significativa e alinhada com as demandas do século 21.

A IA generativa representa um salto significativo na evolução da inteligência artificial. Ao contrário de modelos anteriores, esses sistemas não se limitam a replicar informações; eles criam, inovam e geram conteúdo original. O ChatGPT, um exemplo notável dessa categoria, é capaz de produzir textos coerentes e contextualmente relevantes, elevando a experiência educacional a novos patamares.

 

Leia também: Educação continuada digital crescerá 16% ao ano até 2030

 

É crucial reconhecer que a IA generativa e outras tecnologias exponenciais já fazem parte do cotidiano dos alunos e, portanto, do ambiente escolar. Como educadores, devemos compreender que essas tecnologias são ferramentas poderosas, mas devem ser nossas auxiliares, não nossas chefes. A integração inteligente dessas inovações pode proporcionar um ensino mais prazeroso, significativo e relevante para a vida dos estudantes.

A tecnologia precisa ser encarada definitivamente como uma aliada e não uma adversária. A transformação tecnológica é inevitável, e como educadores, temos a responsabilidade de decidir como incorporar essas mudanças em nossas práticas pedagógicas. Optar por compreender e utilizar a IA generativa como impulsionadora do aprendizado é fundamental. Em vez de proibir, devemos explorar maneiras de aproveitar o potencial dessas tecnologias para enriquecer o processo educacional.

A IA generativa e as metodologias ativas fazem, de fato, uma combinação poderosíssima. Ela é a aliada que precisávamos na implementação de metodologias ativas, como o Challenge Based Learning Agile, e assim conseguir implementar os tão sonhados conceitos na arte de ensinar:

 

Agile Learning

Os alunos buscam um aprendizado ágil, semelhante ao formato das séries de sucesso. A IA Generativa pode proporcionar conteúdo que faça sentido rapidamente, facilitando a absorção de conhecimento.

 

Learn for Real

A aplicação prática no cotidiano é fundamental. A IA generativa pode criar experiências de aprendizado que se baseiam na vida real, tornando o conhecimento mais relevante e útil.

 

Learning to Do

Integrando o aprendizado em projetos concretos, a IA generativa apoia a transformação do conhecimento teórico em habilidades práticas tangíveis.

 

Reflective Learning

A IA generativa pode facilitar a implementação de modelos educacionais que incentivam a reflexão sobre as experiências de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento crítico dos alunos.

 

Learning with Cause

Ao basear o aprendizado em causas nobres, a IA generativa pode inspirar e engajar os alunos em questões significativas, transformando-os em embaixadores do conhecimento.

 

Adaptive Learning

A personalização do aprendizado é um dos maiores benefícios da IA generativa. Ela permite a entrega de experiências personalizadas, atendendo às necessidades individuais dos alunos.

É urgente repensarmos os modelos educacionais analógicos, porque é nossa obrigação como educadores formar as novas gerações para este futuro incerto. Um futuro que promete ser incrível, mas com muitos desafios para a humanidade.

E aí é que entra a importância de uma educação mais eficiente e significativa, onde a IA generativa, quando integrada de maneira inteligente, pode oferecer oportunidades inovadoras para personalização, feedback instantâneo, realidade virtual, colaboração global e outros aprimoramentos fundamentais.

Ao abraçarmos essas mudanças, como educadores, podemos moldar o futuro, capacitando as novas gerações para os desafios que os aguardam. A revolução educacional está em nossas mãos, e a IA generativa é uma ferramenta valiosa nesse caminho transformador.

 

wagner-sanchezO autor

*Wagner Sanchez é pró-reitor acadêmico, professor, escritor e pesquisador da FIAP. Professor da Universidade Corporativa do Semesp. Doutor e mestre em engenharia biomédica, especialista em IA, psicopedagogo pela PUC, pós-graduado em Engenharia de Software e bacharel em Análise de Sistemas. 

Autor

Ensino Superior


Leia Inovação

Prática é diferencial

Prática e bons parceiros são importantes diferenciais

+ Mais Informações
Produtos digitais

Reitor recomenda produtos digitais na gestão

+ Mais Informações
IA generativa

Experiência em novos patamares, o desenho da educação

+ Mais Informações
Sobre caravelas e esperança | Inovação

Sobre caravelas e esperança

+ Mais Informações

Mapa do Site