NOTÍCIA

Formação

Evento foca no bem-estar de médicas negras

Participantes do encontro usufruirão de trilhas, sauna, piscina, entre outras comodidades

Publicado em 21/02/2024

por Ensino Superior

Elas na Montanha. Cibelle Magalhães, médica cardiologista: "Estar na natureza diminui os níveis de hormônio de estresse, é terapêutico" (foto: divulgação)

Cuidar da saúde e do bem-estar feminino em ambientes abertos é o objetivo do projeto Elas na Montanha. Em maio, a iniciativa terá foco em um grupo específico: médicas negras. Organizado por Cibelle Magalhães, médica cardiologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, o Encontro de médicas pretas será realizado entre os dias 24 e 26, em Campos do Jordão, SP.

Cibelle Magalhães é médica cardiologista

Cibelle Magalhães, organizadora do “Encontro de médicas pretas” (foto: divulgação)

Para Cibelle, a discrepância entre o número de médicos negros em relação aos profissionais brancos faz com que esses encontros ganhem mais força. “A falta de representatividade negra, levando em consideração que somos mais de 55% da população, é muito grande. E quando esse grupo de médicas pretas se junta é muito importante, nós vivemos as mesmas dores”, relata.

Ao falar sobre os desafios da formação em medicina para uma mulher negra, a profissional ressalta que a desigualdade numérica de profissionais formadas já é suficientemente agressiva. “O cargo médico é um cargo de poder. A sociedade, por sua vez, não está acostumada a ver pessoas pretas nesta posição. É difícil, sofremos com o não reconhecimento do nosso papel até mesmo quando nos apresentamos como médicos. A imagem chega antes e, antes da pessoa visualizar a sua competência, há um julgamento pelo seu tom de pele”, afirma.

“Os médicos trabalham com cargas-horárias muito elevadas, cuidam dos outros mas nem sempre cuidam de si mesmos. Precisamos estar bem para cuidar do outro. Estar na natureza diminui os níveis de hormônio de estresse, é terapêutico. Para isso promovemos essa e outras vivências”, acrescenta Cibelle. 

Elas na Montanha.

Atividade organizada pelo projeto “Elas na Montanha” (foto: divulgação)

As participantes do encontro usufruirão de trilhas, sauna, piscina, entre outras comodidades do Hotel Carballo. Mais informações sobre o evento, bem como o formulário de inscrição, podem ser solicitadas pelo site do Elas na Montanha ou através do Whatsapp (12) 99620-4030.

 

Leia também: Centros de cultura afro e a formação em relações étnico-raciais

 

Autor

Ensino Superior


Leia Formação

Qualidade no ensino

Modalidade não importa; qualidade, sim

+ Mais Informações
Moradias universitárias

Parceria das universidades garante moradias universitárias

+ Mais Informações
Biologia marinha

Crise climática eleva importância da biologia marinha

+ Mais Informações
Cursos presenciais com mais matrículas em 2024

Direito e psicologia são os cursos presenciais com mais matrículas em...

+ Mais Informações

Mapa do Site