NOTÍCIA
Evento será realizado nos dias 29 e 30 de setembro e conta com a presença de palestrantes brasileiros e internacionais
Publicado em 05/09/2022
Marcado para os dias 29 e 30 de setembro, o Fnesp (Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro) traz o estudante como foco em sua 24ª edição, intitulada ‘É sobre o estudante, sim!’. Com retomada ao formato 100% presencial, o evento promete falar sobre educação superior colocando o corpo discente no centro das discussões. À Plataforma Ensino Superior, a gerente de marketing e eventos do Semesp, Renata Favaron, adianta o que o público pode esperar do Fórum.
Renata afirma que, com a retomada ao modelo presencial, o evento será exclusivo para os participantes, sem transmissão simultânea ou gravação para uma eventual disponibilização do conteúdo. “É só para quem estiver lá este ano”, diz. No entanto, a edição segue o padrão das realizações anteriores, resultando na publicação de um livro.
As vagas do Fnesp são limitadas. “Mais da metade já está preenchida, então as pessoas precisam correr para se inscrever. A gente tem espaços determinados, cadeiras, buffet e almoço, tudo incluso”, salienta. As inscrições, que devem ser realizadas no site do Semesp, contam com vagas disponíveis para o terceiro lote (até 18 de setembro). Todas as opções de preços e descontos podem ser encontradas em https://www.semesp.org.br/fnesp/inscricoes/.
Sobre a decisão de dar ênfase ao estudante, Renata aponta que o evento trará uma abordagem do que as IES (instituições de ensino superior) precisam melhorar em seus projetos, desde a área acadêmica e formação de currículo até a experiência no campus, para que seja algo memorável. “A gente fala que a faculdade tem que ser os ‘melhores anos da vida do estudante’, né? E como que a instituição proporciona isso?”, frisa.
Leia: Comparação internacional ajuda a melhorar IES
O Fnesp contará com a presença de palestrantes ligados ao tema, do Brasil e do exterior. “A primeira sessão do evento é com o Paul LeBlanc, presidente da Southern New Hampshire University (SNHU) e autor do livro “Students First”. “Tem também o pessoal da Tec de Monterrey, da Olin College [of Engineering], tem gente que vai falar sobre UX (user experience). Então a programação está muito recheada e a gente finaliza com Alex Moga, que é o fundador e CEO de uma universidade que será lançada em setembro no Metaverso, a Metaverse University. Então estamos ansiosos para ver o que ele vai falar, como é que vai funcionar isso”, lista Renata.
Além das palestras, o Fnesp também será marcado pelo HackLab, uma maratona empreendedora onde estudantes vão ao Semesp, um dia antes do Fnesp, e passam a receber mentorias junto a um desafio do setor para ser solucionado.
“Ao final do evento eles apresentam os projetos que desenvolveram com as soluções. Muitas vezes esses grupos recebem aportes de empresas ou até mesmo de instituições de ensino para se tornar uma startup ou para que aquele projeto seja viabilizado”, conta.
Renata adianta que também haverá uma sessão com estudantes para que os profissionais do setor possam ouvi-los e, assim, entender o que pensam em relação à vivência universitária.
Leia também: O caminho apontado por Paul LeBlanc
A 24ª edição também conta com o ‘Esquenta Fnesp’, evento exibido todas às quintas-feiras, das 9h30 às 12h30, ao vivo e gratuitamente no site do Semesp, que aborda temas relativos às discussões do evento presencial. O primeiro “esquenta” já está disponível no canal do Youtube. Os próximos esquentas serão realizados nos dias 8, 15 e 22 de setembro.