NOTÍCIA
Reunimos algumas funções que um atendente virtual pode desempenhar na instituição de ensino — entenda como essas soluções podem trazer vantagens como economia e eficiência nas tarefas
Publicado em 06/06/2019
Um exemplo claro de que o futuro, de fato, chegou, está nas tarefas que os bots já estão executando nos mais diversos segmentos da sociedade. Apesar de não serem parecidos com a figura simpática da Rosie, a empregada robótica da animação Os Jetsons, estamos falando de recursos eficientes, rápidos e com resultados de sucesso nas funções.
Mas vamos do começo: internet bot ou web robot, como o próprio nome já dá a entender, são softwares que conduzem atividades específicas, de maneira automática, na rede. Isso mesmo, como robôs! “O bot é um robô que precisa ser treinado para executar suas tarefas. Isso é realizado percebendo quais são as intenções do interlocutor”, explica o diretor do Lyceum, Fábio Cespi. “Baseado nas interações ele percebe as intenções do interlocutor, por exemplo, quando ele te cumprimenta ou faz algumas perguntas específicas. O recurso é capacitado a efetuar os atendimentos a cada intenção”, diz.
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O Lyceum Bot já está em atividade e integra informações de IES, prestando atendimento a alunos e prospectos por meio da inteligência artificial,com altas taxas de sucesso na implementação. O diretor comentou benefícios que essa tecnologia já oferece.
Qual o número de seu CPF? Que curso você tem interesse? Poderia informar o CEP da sua residência para eu indicar qual a nossa unidade mais próxima?
Uma conversa fluida, dinâmica e humanizada a ponto de, muitas vezes, o usuário chegar a agradecer o bot no final.
“Nosso processo utiliza técnicas para que o recurso ofereça um treinamento humanizado, que forneça um pouco de vida e, até mesmo, da personalidade que representa a identidade da empresa. O aluno deve sentir-se confortável na conversa”, garante Cespi.
Um diferencial nesse tipo de solução considerado raro no mercado, de acordo com o diretor, é a possibilidade do bot ir além do simples “tira dúvidas” e passar a executar algumas etapas da interação.
“A instituição economiza o chamado custo de oportunidade: o padrão é que, após tirar a dúvida em um call center, por exemplo, o candidato tenha de iniciar um novo processo para efetuar sua inscrição — com o bot, ela é feita no decorrer da conversa e, assim, evita-se que o interlocutor desista ou vá para um concorrente”, comenta.
Sabia que um grande volume de atendimentos do Lyceum Bot ocorre aos sábados? Se essa situação for aplicada sob atendentes de call center, imagine o período de espera ou, mesmo, o número de profissionais que devem ser contratados, com o pagamento de horas extras etc.
“Há, também, os atendimentos que acontecem de madrugada — os bots propiciam o ganho de um novo público, que a IES nunca atendeu antes ou que não atenderia no formato convencional”, ressalta Cespi.
Uma das principais vantagens para gestores de IES é a escalabilidade oferecida com esse tipo de tecnologia. “É ter uma pronta resposta sempre, sem que seja preciso fazer o cliente esperar — e pagar apenas pelos atendimentos realizados”, pontua.
Em uma das telas dos relatórios em tempo real efetuados pelo Lyceum Bot, é possível notar que estão sendo feitos 233 atendimentos simultâneos em uma unidade devido à publicação de um banner em um site muito popular — quantos profissionais seriam necessários para atender todas essas chamadas? E se, nos dias seguintes, essa procura fosse menor?
O que fazer com o excedente? Trata-se de um atendimento padronizado, não acontece de pegar um atendente mais bem-humorado, irritado, com ou sem vontade de ajudar
“O custo é ao menos dez vezes menor se compararmos com sistemas convencionais de atendimento”, afirma.
Há alguns meses, os 140 mil alunos de uma instituição focada no EAD conduzem as principais interações acadêmicas por meio do Lyceum Bot.
“Com poucas palavras, eles conseguem ver suas notas, pagar seus boletos, efetuar uma rematrícula, aliás, como é um sistema integrado, o bot é capaz de alertar, por exemplo, sobre uma mensalidade em
atraso”, detalha.
Tudo isso de forma simples, que pode ser acessada no próprio website da instituição, no website ou aplicativo Lyceum para o aluno ou via aplicativos como Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram etc, com acesso tanto no computador, como em tablets e smartphones.
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