Universidade fornece gratuitamente materiais de ensino e pesquisa

Univesp desenvolve repositório de Recursos Educacionais Abertos para os mais diversos cursos, incluindo Pedagogia, Gestão Pública e Engenharia

SHARE
, / 3

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) produziu um repositório aberto de materiais de ensino-aprendizagem e pesquisa para qualquer pessoa utilizar ou adaptar, os chamados Recursos Educacionais Abertos (REAs). O sistema é o primeiro repositório do Brasil cadastrado no OER World Map, que reúne iniciativas similares no mundo todo.

Leia também:

Inep atualiza ‘Glossário dos instrumentos de avaliação externa’

Professores estão assistindo as próprias aulas para melhorar o desempenho em sala

São 60 recursos com material de apoio para os seguintes cursos de graduação: Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Gestão Pública e Licenciaturas em Biologia, Matemática, Química e Pedagogia. Há também a categoria de extensão, que inclui Direitos da Pessoa com Deficiência e Gestão Empresarial.

Democratização do conhecimento

“O conteúdo pode ser utilizado como apoio pedagógico para disciplinas de outras universidades e instituições de ensino. A interatividade dos REAs facilita a construção do conhecimento no processo de aprendizagem”, defende o presidente da Univesp, Rodolfo Jardim de Azevedo.

Gráficos, animações e enquetes fazem parte do material produzido pela equipe técnica de desenvolvimento e produção de material didático da universidade.

Para a área de Pedagogia, por exemplo, há um material resumido que explica como elaborar uma proposta pedagógica. Já em Engenharia de Computação o interessado pode participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a criação de um software com qualidade.

“Um item relevante na página é o espaço Fique Sabendo dos Novos REAs. Nele, qualquer aluno ou interessado nos recursos pode cadastrar seu e-mail para receber atualizações dos materiais elaborados pela Univesp.  Além disso, todos os códigos são abertos para edição e adaptação de acordo com a realidade do contexto onde será inserido”, afirma o coordenador da equipe técnica de desenvolvimento e produção de material didático da Univesp, Édison Trombeta.

O site pode ser acessado clicando aqui.

materiais de ensino e pesquisa
Foto: Shutterstock

Leia também:

Alunos criam pulseira de monitoramento para portadores de Parkinson

Artigos relacionados

Comentários

comentários

 blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN