Colunista

“A tecnologia pode democratizar o acesso à educação de qualidade”

José Cláudio Securato, presidente da Saint Paul Escola de Negócios, fala do potencial de plataformas de aprendizagem, como o LIT, para diminuir as desigualdades sociais

saint-paul José Cláudio palestrou no 2º dia do Fnesp, maior fórum de ensino superior da América Latina (foto: Laura Rachid)

Com um modelo semelhante ao do Netflix, a plataforma de aprendizagem LIT oferece às pessoas um serviço de assinatura mensal de cursos nas áreas de negócios, finanças e marketing. São mais de cem cursos disponíveis, 1,5 mil exercícios e casos com resoluções passo a passo, trilhas para 10 programas de MBAs, além de uma biblioteca com mais de 8 mil livros digitais disponíveis, das principais editoras acadêmicas do país.

Quem desenvolveu a plataforma foi a Saint Paul Escola de Negócios, presidida por José Cláudio Securato. Em apresentação realizada no 21º Fnesp, promovido pelo Semesp, o executivo explicou os fundamentos da inovadora plataforma.

Leia: Em parceria com a IBM, Saint Paul Escola de Negócios inaugura espaço para os alunos testarem novas tecnologias

Além de dar acesso à educação de qualidade para uma fatia maior da população – o custo mental é de R$ 100 –, a plataforma se baseia na ideia de micromomentos de aprendizagem, oferecendo conteúdos segmentados para serem “consumidos” ao longo de diferentes momentos do dia, caso essa seja a necessidade do aluno.

O LIT também coleta e analisa dados para ajudar os estudantes a aprender melhor, oferecendo uma experiência de aprendizagem personalizada. Outro grande diferencial é a existência de um tutor virtual – o Paul – para responder dúvidas dos alunos. Ele foi desenvolvido em parceria com a IBM e, por ter como base a tecnologia de inteligência artificial, o tutor entende linguagem natural, sendo capaz de até mesmo de ensinar alguns tópicos para os alunos.

Pensando exponencial

Na visão de Securato, a mudança de mindset passa pela adoção do pensamento exponencial em substituição ao pensamento linear. “Esse pensamento está mudando drasticamente a economia, os novos mercados.”

O uso de dados é outro aspecto central dessa nova realidade, pois, depois de tratados e analisados, eles permitem às organizações chegar a padrões que, intuitivamente, não seriam visualizados.

educação tecnologia
José Cláudio palestrou no 2º dia do Fnesp, maior fórum de ensino superior da América Latina (foto: Laura Rachid)

Leia também:

Falta maturidade tecnológica nas instituições de educação

Leandro Karnal: “a universidade ainda não foi superada”

Por: | 27/09/2019


Leia mais

Cultura da não violência

Cultura da não violência, os desafios para formar cidadãos

+ Mais Informações
Tendências formação docente

Tendências na formação docente para 2025

+ Mais Informações
Cursos e resultados

Pare de vender cursos, venda resultados

+ Mais Informações
Bem-estar

IES precisam buscar bem-estar dos estudantes

+ Mais Informações

Mapa do Site