Revista Ensino Superior | 74% dos usuários de LMS na América Latina acessam cursos em dispositivos móveis - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Apresentado por Instructure

74% dos usuários de LMS na América Latina acessam cursos em dispositivos móveis

Pesquisa Instructure Global 2021, de empresa criadora do Canvas, identifica tendências do uso de tecnologia educacional na LATAM para 2022. Relatório pode ser baixado gratuitamente

Publicado em 09/12/2021

por Instructure

América Latina LMS 95% dos alunos e 92% dos gestores latinos acreditam que o acesso à tecnologia tem um alto impacto no sucesso educacional (foto: Pexels)

“Este estudo ilustra o forte impacto que a pandemia teve sobre as instituições e os alunos da América Latina (LATAM), mas também nos mostra uma região focada no uso da tecnologia para empoderar professores e alunos”, diz Steve Daly, CEO da Instructure.

Isso pode ser percebido por um de alguns dos números mais destacáveis: 74% dos usuários do LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português) na LATAM relatam que frequentemente acessam cursos por meio de dispositivos móveis, em comparação a 61% na América do Norte e 63% na Europa e Oriente Médio. Com 71% o Brasil tem o menor porcentual da América Latina, enquanto o Peru tem a maior porcentagem com 83%.

América Latina LMS
95% dos alunos e 92% dos gestores latinos acreditam que o acesso à tecnologia tem um alto impacto no sucesso educacional (foto: Pexels)

Outro ponto é que grande maioria dos alunos (95%) e gestores (92%) latinos acreditam que o acesso à tecnologia tem um alto impacto no sucesso educacional. Embora os estudantes ainda definam “sucesso” principalmente como desempenho acadêmico, o corpo docente e os gestores estão procurando maneiras de apoiar o aluno como um todo, com o bem-estar psicológico e o acesso à saúde mental impactando positivamente o engajamento do aluno.

Leia: Mensurando o engajamento para qualificar experiências de aprendizagem

50% das instituições pesquisadas em 2021 oferecem serviços de aconselhamento presencial ou virtual, 33% realizam eventos de bem-estar no campus e 24% utilizam aplicativos de saúde mental. No Brasil especificamente, 48% das instituições que participaram da pesquisa oferecem, no campus ou de maneira virtual, serviços de aconselhamento, 28% incluem eventos voltados à saúde em seu currículo e 16% utilizam aplicativos voltados à saúde mental.

Tecnologia somada às hard e soft skills

O sucesso do estudante hoje requer disponibilidade de recursos tecnológicos, bem como conteúdo envolvente e um ensino de qualidade com o auxílio de professores proficientes em tecnologia.

Os quatro principais fatores acadêmicos para estimular o sucesso dos estudantes, citados por alunos e gestores, são a qualidade do corpo docente (91%), conteúdo/ensino envolvente (90%), tecnologia disponível e instrução prática (ambos com 89%).

Já no Brasil os principais fatores para o sucesso citados por estudantes e gestores são atividades práticas (98%), oportunidade de estágio (98%), disponibilidade tecnológica (97%) oportunidades extracurriculares (97%) e nível intelectual dos professores (96%).

Consulte a pesquisa Análise de sucesso e envolvimento dos alunos do ensino superior para conferir os dados completos e traçar estratégias afinadas com as tendências para 2022.

Latam

Leia também:

A reinvenção dos docentes

Autor

Instructure


Leia Apresentado por Instructure

América Latina LMS

74% dos usuários de LMS na América Latina acessam cursos em dispositivos...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.