Revista Ensino Superior | "A tecnologia pode democratizar o acesso à educação de qualidade" - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Colunista

“A tecnologia pode democratizar o acesso à educação de qualidade”

José Cláudio Securato, presidente da Saint Paul Escola de Negócios, fala do potencial de plataformas de aprendizagem, como o LIT, para diminuir as desigualdades sociais

saint-paul José Cláudio palestrou no 2º dia do Fnesp, maior fórum de ensino superior da América Latina (foto: Laura Rachid)

Com um modelo semelhante ao do Netflix, a plataforma de aprendizagem LIT oferece às pessoas um serviço de assinatura mensal de cursos nas áreas de negócios, finanças e marketing. São mais de cem cursos disponíveis, 1,5 mil exercícios e casos com resoluções passo a passo, trilhas para 10 programas de MBAs, além de uma biblioteca com mais de 8 mil livros digitais disponíveis, das principais editoras acadêmicas do país.

Quem desenvolveu a plataforma foi a Saint Paul Escola de Negócios, presidida por José Cláudio Securato. Em apresentação realizada no 21º Fnesp, promovido pelo Semesp, o executivo explicou os fundamentos da inovadora plataforma.

Leia: Em parceria com a IBM, Saint Paul Escola de Negócios inaugura espaço para os alunos testarem novas tecnologias

Além de dar acesso à educação de qualidade para uma fatia maior da população – o custo mental é de R$ 100 –, a plataforma se baseia na ideia de micromomentos de aprendizagem, oferecendo conteúdos segmentados para serem “consumidos” ao longo de diferentes momentos do dia, caso essa seja a necessidade do aluno.

O LIT também coleta e analisa dados para ajudar os estudantes a aprender melhor, oferecendo uma experiência de aprendizagem personalizada. Outro grande diferencial é a existência de um tutor virtual – o Paul – para responder dúvidas dos alunos. Ele foi desenvolvido em parceria com a IBM e, por ter como base a tecnologia de inteligência artificial, o tutor entende linguagem natural, sendo capaz de até mesmo de ensinar alguns tópicos para os alunos.

Pensando exponencial

Na visão de Securato, a mudança de mindset passa pela adoção do pensamento exponencial em substituição ao pensamento linear. “Esse pensamento está mudando drasticamente a economia, os novos mercados.”

O uso de dados é outro aspecto central dessa nova realidade, pois, depois de tratados e analisados, eles permitem às organizações chegar a padrões que, intuitivamente, não seriam visualizados.

educação tecnologia
José Cláudio palestrou no 2º dia do Fnesp, maior fórum de ensino superior da América Latina (foto: Laura Rachid)

Leia também:

Falta maturidade tecnológica nas instituições de educação

Leandro Karnal: “a universidade ainda não foi superada”

Por: | 27/09/2019


Leia mais

STEM

Formação em cursos STEM: a experiência do Vietnã

+ Mais Informações
Adolescência

Adolescentes sobrevivem com algoritmos e ausência de diálogo

+ Mais Informações
Liderança

O novo manual de sobrevivência universitária

+ Mais Informações
Educação contínua

Educação superior para a vida toda

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.