Mais da metade dos candidatos do Enem 2019 não tinha acesso à internet

A afirmação é do Inep e corresponde, exatamente, a 77,6% dos inscritos

SHARE
, / 1

Dos inscritos para o Enem do ano passado, 77,6%, o equivalente a 3,95 milhões, não possuíam acesso à internet. A afirmação é do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e foi coletada com base no formulário socioeconômico feito durante a inscrição para a realização do exame.

Entre as outras informações obtidas está a de que 2,34 milhões (46%) afirmaram não ter computador em casa e 2,2 milhões (43%) possuíam apenas um. Contudo, apenas em torno de 2% dos inscritos disseram não ter um celular.

Leia: Jovens periféricos narram as dores e alegrias de se tornarem universitários

Enem acesso à internet
Foto: Shutterstock

Daqui para a frente

Esses microdados do Inep revelam os desafios que os “Brasis” têm pela frente, uma vez a chegada do novo coronavírus pode intensificar ainda mais as desigualdades de acesso — como a falta de acesso à internet — , já que grande parte das aulas tiveram que ser adaptadas para o digital e a tendência, com a flexibilização gradativa do isolamento social, é do ensino híbrido.

“A pandemia está escancarando abismos que existem na sociedade brasileira…Estudantes cogitando sair das escolas e tendo que precipitar a entrada no mercado de trabalho — o que atua contra a escolarização. E há a desistência do Enem em razão de não se considerar preparado. A gente está falando de um risco imenso, de comprometimento imenso do futuro de uma nação”, alertou a jornalista e comentarista de economia, Flávia Oliveira, durante uma live organizada hoje, 7, pela Fundação Santillana e Todos Pela Educação para a divulgação do último Anuário da Educação.

Vale destacar que o Enem 2020 ainda não tem data marcada. Mas em uma enquete organizada pelo MEC entre os dias 20 e 30 de junho, os estudantes optaram para o exame ser realizado em maio do ano que vem. O Inep está agora ouvindo gestores e entidades ligadas ao ensino superior e a nova data deve ser anunciada em breve.

Com informações do portal G1*.

Leia também:

Diretor da OCDE, Andreas Schleicher: a visão dos jovens sobre o futuro profissional

Mapa do Ensino Superior 2020 evidencia as desigualdades educacionais do país

Artigos relacionados

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN