Revista Ensino Superior | A faculdade cuja maior parte das matrículas é adquirida por empresas - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Gestão

A faculdade cuja maior parte das matrículas é adquirida por empresas

A Trevisan – Escola de Negócios mantém o lema do seu fundador, Antoninho Marmo Trevisan: técnica, humanista e dentro das empresas

Publicado em 02/07/2020

por Redação Ensino Superior

faculdade Faculdade Trevisan: ajudando os alunos a fazerem negócios (foto: Emerson Fonseca)

A Faculdade Trevisan tem um posicionamento diferente da grande maioria das IES. Entre 60% e a 70% das suas vagas na graduação são adquiridas por empresas, dentre elas as quatro maiores consultorias do mercado brasileiro, as Big Four. A diretora acadêmica, Renata Bianchi, diz que isso está no DNA da escola. “Ela nasceu dentro de uma empresa, a auditoria e consultoria Trevisan, fundada por Antoninho Marmo Trevisan, com o objetivo de criar uma instituição para formar funcionários para seus clientes. Somos uma escola B2B2C.”

Leia: Universidades precisam se reinventar e buscar inovações disruptivas

Mas em 2018, a família resolveu profissionalizar a gestão. Para a área acadêmica, recrutaram no mercado Renata Bianchi, que então tinha 18 anos de experiência no mercado de ensino superior, passando por IES de massa a boutiques, ou super Premium, como ela gosta de chamar. E aí começa a se desenhar a inovação acadêmica. “Na verdade, inovar não é apenas descobrir algo disruptivo, mas ações que aperfeiçoem criativamente o negócio.”

A transformação

faculdade empresas
Faculdade Trevisan: ajudando os alunos a fazerem negócios (foto: Emerson Fonseca)

Foi então que o empresário, que se intitula contador, Antoninho, pegou Renata pelas mãos e iniciou um road show. Foram visitar vários CEOs – ele conhece a maioria dos dirigentes das grandes empresas. E apresentaram o currículo em vigor na escola, perguntando ao CEO se contrataria alguém que aprendesse aquilo. A resposta foi invariavelmente a mesma: tem um gap entre o ensino e a prática na empresa.

As 32 visitas realizadas incluiram CEOs, diretores de RH e financeiro. “A constatação é que o ensino é analógico, muitas vezes, em contraposição à realidade digital. Por exemplo, ao ensinar o que é crédito e débito, levamos em consideração que o profissional tem que ter conhecimento analítico. A inteligência artificial faz esse trabalho mecânico em 14 segundos”, diz Renata Bianchi, formada em publicidade e com mestrado em comunicação e semiótica.

Dessas visitas surgiram o novo currículo, que entrou em vigor no início de 2020. “Introduzimos 600 horas de tecnologia da informação, desde modelagem estatística até ferramentas de inteligência nos negócios (BI). O aluno tem que sair um expert em contabilidade, mas com a visão do mundo dos negócios. Ele passa a ser um contador e um administrador. E também o aluno sai fluente em inglês, para garantir sua empregabilidade”, diz Renata Bianchi. São 8 semestres de inglês obrigatório.

Um olhar a mais

Na verdade, o que ocorre é que a maioria dos currículos são parecidos, segundo Renata. “Percebi que as escolas criam o currículo a partir do que o MEC estabelece como regra, e, em tese, aquilo que se intui que o mercado precisa.” Mas ela enfatiza que os melhores empregos vão para os formados que têm o currículo ajustado aos padrões das grandes organizações.

Mas as mudanças não se restringiram às matérias específicas. “Se queremos formar um líder é preciso ensinar outras habilidades. E ainda para atender às exigências do mercado estabelecemos 200 horas de ciência do comportamento. Precisamos formar pessoas para liderar equipes, que saibam negociar e atuem no gerenciamento de conflitos”, diz Renata. À pressão que sempre existiu se soma agora um novo momento, cuja dimensão ainda não conseguimos alcançar. “Inteligência emocional, empatia, diversidade: um bom líder e cidadão tem que buscar isso para viver bem no trabalho e na família.”

Leia: Em seu ‘novo normal’, Eniac manterá opção por aulas online e ao vivo na modalidade presencial

Renata Bianchi chegou à Trevisan em 2018, quando conheceu a estrutura da escola, e passou o ano seguinte inteiro entre o road show e a mudança do currículo, ementa e, principalmente, o mais difícil, achar bons professores à disposição no mercado. Tudo foi pensado para o aprendizado ser aplicado aos negócios. “Quando montamos o curso ciências de dados, não pensamos em formar um técnico mas alguém com conhecimento para levar mais ganho para a empresa utilizando o marketing digital.”

Resultado

A Trevisan –Escola de Negócio nasceu há 21 anos determinada a ser sempre pequena, específica, diferente, diz Renata. Isso se confirma pelos três cursos apenas na graduação: administração, contabilidade e contabilidade on-line. São entre 100 e 120 professores, que trabalham com jovens de 18 a 25 anos na graduação e entre 28 e 32 na pós. “Quase todos têm seu emprego, precisam reafirmar sua posição na empresa e por isso têm grande dedicação e envolvimento com a escola.”

faculdade Trevisan
Renata Bianchi: visitas a grandes empresas fez toda diferença na montagem do currículo

A Trevisan tem cursos 100% on-line há dois anos, e utiliza nos demais cursos 40% on-line permitidos pelo MEC. “Nosso superempoderamento do on-line permitiu que após o decreto do governo no dia 13 de março, fechando as escolas, nós pudéssemos garantir na segunda-feira, dia 16, as aulas on-line para todos os alunos normalmente. A escola estava fora daqui, mas em pleno funcionamento”, finaliza Renata, que no momento da entrevista falou de sua casa no interior de São Paulo.

Leia também:

Uniso mobiliza a comunidade acadêmica para se reinventar

Executivos em formação: cresce a demanda das empresas por cursos corporativos

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Gestão

COP30

Reitores se organizam para a COP30

+ Mais Informações
EAD

EAD: Semesp pede a publicação do novo marco regulatório

+ Mais Informações
Anec EAD

Anec apoia o novo marco regulatório do EAD

+ Mais Informações
EAD

MEC é criticado pelas mudanças no EAD

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.