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NOTÍCIA

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Como a pandemia tem afetado a educação superior na Índia

Secretária-geral da Associação das Universidades Indianas, Pankaj Mittal, falou sobre como o país tem enfrentado os desafios da educação frente à pandemia em terceiro episódio de série promovida pelo Semesp

Publicado em 11/05/2021

por Redação Ensino Superior

Índia - Pankaj Mittal

A Índia passa por uma situação similar ao Brasil. País de grandes dimensões com uma das maiores populações do mundo, atualmente enfrenta um recrudescimento da pandemia da covid-19, com um aumento das mortes pela doença e caos no sistema de saúde. Sendo assim, a Índia foi o foco do terceiro episódio da série Cenário do Ensino Superior no Mundo Atual, nesta terça, 11, organizado pelo Semesp.

A secretária-geral da Associação das Universidades Indianas, Pankaj Mittal contou durante o episódio como a pandemia tem afetado a educação superior. Ela começou explicando como funciona o sistema educacional do país, dividido em universidades que emitem diplomas, e faculdades que não emitem diploma. Segundo ela, a Índia tem cerca 1.000 universidades e mais de 40 mil faculdades, com 37 milhões de alunos, 46 mil estudantes internacionais e 1 milhão de estudantes indianos que saíram do país para estudar fora.

Reformulação da educação na Índia

Estudante indiano. Foto: Diana Grytsku

“Um dos primeiros impactos da pandemia na Índia foi a reformulação de nossa política nacional de educação, que passou pela sua primeira atualização em 34 anos”, disse Pankaj Mittal, lembrando que as IES começaram a fechar em março de 2020. “Na Índia, a educação online não era muito comum até o ano passado. Muitas IES não tinham uma infraestrutura estabelecida para aulas remotas, sendo que muitos professores nunca tinham dado uma aula online antes”, afirmou.

Leia: Aprendizagem baseada em projetos: o aluno no centro da abordagem

De acordo com a secretária, outro problema que o país tem enfrentado é a grande desigualdade social, vista do contexto em que IES e estudantes não possuem as ferramentas e conectividade necessárias para possibilitar o ensino remoto. “Uma medida drástica foi aumentar a infraestutura das IES, oferecendo laptops para alunos e professores poderem acompanhar as aulas remotamente.”

Além do incremento da infraestrutura, a Índia ofereceu vários treinamentos para os professores se adaptarem ao novo modelo e consultorias para os estudantes, principalmente para ajudá-los em questões relacionadas à saúde mental.

Desafios do país frente à pandemia

Em relação à segunda onda da pandemia da covid-19 que o país vem enfrentando, Mittal explicou que a situação é crítica, com um desafio logístico de vacinar mais de 1 bilhão de pessoas. Por conta disso, todas as IES tiverem que fechar novamente, voltando a adotar o ensino totalmente remoto.

“Nenhuma atividade, mesmo as práticas, estão sendo realizadas presencialmente, tudo está sendo adiado e não sabemos o que vai acontecer. Nesse momento, as IES permanecerão fechadas e o presencial é impossível”, lamentou, explicando que algumas atividades práticas estão sendo feitas por meio de ferramentas de simulação em laboratórios virtuais.

Depois de Estados Unidos e Brasil, a série Cenário do Ensino Superior no Mundo Atual encerra com um episódio sobre a Europa na próxima terça, 18, às 9h. As inscrições podem ser feitas por meio do site do Semesp.

Fonte: Semesp

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Autor

Redação Ensino Superior


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