RFM Editores


Tecnologias simples ajudam na complexa rotina dos estudantes

Como fazer com que os estudantes se sintam apoiados, foi um dos temas discutidos no 2º dia da Conferência Mundial de Ensino Superior da Unesco


Por Luciana Alvarez, de Barcelona – Coisas tão simples como alertas sobre datas de trabalhos e respostas automáticas para perguntas de ordem prática podem ajudar a organizar a rotina dos estudantes universitários e, assim, melhorar sua experiência e desempenho na educação superior. É o que revelou uma pesquisa chamada Fechando a lacuna para criar a experiência de aprendizado ideal, foi feita entre março e abril de 2022, com 5 mil gestores e estudantes da África do Sul, Arábia Saudita, Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Japão e Reino Unido, de instituições públicas e privadas.

Leia: Entenda como a inserção de tecnologias pedagógicas pode fortalecer uma instituição de ensino

“Precisamos reconhecer que há muita coisa acontecendo na vida dos estudantes para além das questões acadêmicas: eles têm famílias, muitos são estudantes trabalhadores”, afirma Mirko Widenhorn, diretor da edtech Anthology, que conduziu uma pesquisa sobre expectativas de uso de tecnologias. “Mas o resultado é animador porque há muitas coisas possíveis de serem feitas”, disse o pesquisador. 

Nas respostas dos estudantes, a maioria espera que, ao mandar uma dúvida, tenha suas mensagens respondidas em algumas horas. Porém, leva até uma semana para as receberem. “Talvez a instituição possa ter uma política sobre o tempo para resposta, para não frustrar expectativas, ou estimular os professores a responder logo, mostrar porque é importante. Quando demoram, os estudantes se sentem menos apoiados”, afirmou Widenhorn, durante a 3ª Conferência de Ensino Superior da Unesco (WHEC, na sigla em inglês), em Barcelona.

O relatório da pesquisa, em inglês, pode ser acessado neste link: https://thestacks.anthology.com/wp-content/uploads/2022/05/UNESCO-Anthology-Whitepaper-v1.5.pdf?_ga=2.203935571.2147322988.1652969577-1579990738.1652969577

Leia também

Tendências de tecnologia no ensino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 13 =