NOTÍCIA

Gestão

Para ter sucesso, os alunos precisam encontrar um propósito de vida, defende reitor mexicano

Com 60 mil alunos, Tecmilenio se tornou a primeira instituição do mundo a adotar a Psicologia Positiva. Seu reitor esteve no Brasil para explicar as bases teóricas de sua abordagem pedagógica

Publicado em 20/08/2019

por Redação Ensino Superior

3-seminario-ensino-superior Héctor Escamilla durante seminário (foto: divulgação Semesp)

Liderança, comunicação, responsabilidade, autonomia e criatividade são competências sempre lembradas quando se discute o perfil do profissional do século 21. Quase todas as instituições de ensino superior acreditam que seus alunos precisam desenvolver estas habilidades para serem bem-sucedidas no mundo do trabalho. Mas há exceções, e uma delas é a Universidad Tecmilenio, localizada no México.

Assista: O impacto das tecnologias no curso de Direito

Na opinião do reitor Héctor Escamilla, o mais importante é que os alunos alcancem um estado de bem-estar e encontrem um propósito de vida.  “Pessoas que amam o que fazem terão muito mais engajamento no seu dia a dia. Por isso, o mais importante é preparar o aluno para que ele identifique o que mais ama”, destacou o educador durante o seminário O futuro do ensino superior, realizado pelo Semesp.

Além de ser a primeira universidade do mundo a aplicar em seu currículo pedagógico a Psicologia Positiva, a Tecmilenio também se destaca por ter um currículo flexível e personalizado, em que o estudante pode escolher 40% das matérias de seu curso.Criada em 2002, a instituição conta hoje com 60 mil universitários.

ensino superior alunos
Héctor Escamilla durante seminário (foto: divulgação Semesp)

Compreensão para a solução

Outro destaque do seminário foi a palestra do finlandês especialista em futurologia, Markku Welenius. Diretor do Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia e professor-chefe da UNESCO na mesma área, Welenius contou que os estudos de futurologia são úteis para ajudar os alunos a compreenderem o mundo que vivem e o que está por vir. Ou sejam, são estudos que os preparam para o mercado e para os problemas sociais.

Leia: “O aprendizado é um processo ativo”

“Temos que ser críticos ao nosso sistema e compreender para onde iremos com tudo o que geramos”, afirmou o especialista. “Temos que entender os fatores que estimulam as mudanças no meio da história”, completou.

Welenius também alertou para o aquecimento global e a importância em repensar a forma como o sistema está sendo conduzido para se viver de forma saudável e equilibrada.

O seminário O futuro do ensino superior contou com o apoio do FIAP (que sediou o evento) e do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito.

Leia também:

Bem-estar gera produtividade

Professor traz especialistas do campo para compartilhar suas experiências com os alunos

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Gestão

Presidentes Semesp

Polo aglutinador das IES, Semesp comemora 45 anos

+ Mais Informações
Amazon

Por que a sua IES precisa se parecer mais com a Amazon?

+ Mais Informações
marketing educacional | foto: Freepik

Marketing educacional: cultivar excelência, inovação e impacto duradouro

+ Mais Informações
Gender,Neutral,Bathroom,Sign,That,Says,,

Banheiros unissex nas universidades é tendência mundial 

+ Mais Informações

Mapa do Site