Revista Ensino Superior | Biblioteca fora da caixa - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Biblioteca fora da caixa

Muitos alunos só terão acesso à literatura por meio das bibliotecas escolares, espaços capazes de ampliar o incentivo à leitura, apesar de ainda serem precários e escassos

Publicado em 10/04/2013

por Ensino Superior

Desde a Antiguidade, a biblioteca corrobora a necessidade humana de resguardar os saberes construídos ao longo do tempo. Simultaneamente, torna-se um espaço restrito às classes privilegiadas, as quais mantiveram inacessível o tesouro e a relíquia da sociedade: o livro. A obra Literatura fora da caixa: o PNBE na escola – distribuição, circulação e leitura sugere que a biblioteca escolar ainda não consegue exercer plenamente sua função de acesso à leitura e de democratização dos bens culturais, o que nos leva a refletir que o livro ainda é entendido como objeto distante do cotidiano dos indivíduos.


Bem se sabe que as políticas públicas de fomento à leitura, como o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), intentam modificar esse quadro. O acervo selecionado pelo programa governamental chega às estantes de livros. Docentes e bibliotecários reconhecem a qualidade literária das obras. Todavia, conforme provocam as pesquisas relatadas no livro organizado pela professora Aparecida Paiva, a questão basilar e controversa reside na tensa e distante relação construída entre a biblioteca – personificada pelos atores sociais que lá trabalham – e a comunidade escolar.
#R#
Em grande parte dos planejamentos geográficos das escolas públicas já se contempla o espaço destinado à biblioteca. Porém, não se pode afirmar o mesmo quanto à inserção efetiva da biblioteca no cotidiano escolar, de forma a deixar unicamente o espaço simbólico e ocupar também o de real utilidade: tornar-se o centro sociocultural da vida da escola.


O avanço das propostas das políticas públicas de fomento à leitura esbarra nos obstáculos da vivência pragmática das escolas: bibliotecários com formação incipiente, ineficiência da gestão escolar quanto à delimitação das funções do auxiliar de biblioteca, desmerecimento e descuido do espaço no dia a dia da instituição escolar.  


Para que os objetivos do PNBE ou de qualquer outra iniciativa de formação de leitores se concretizem, as pesquisas revelam não bastar objetos-livros. Faltam, à escola, pessoas incentivadoras, capacitadas e valorizadas pelo seu nobre ofício de mediadoras culturais.


Virgínia Ávila é professora de língua portuguesa, literatura e língua inglesa em Belo Horizonte, mestre e doutoranda da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Autor

Ensino Superior


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.