Revista Ensino Superior | Alunos mais ou menos conectados - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Alunos mais ou menos conectados

Universitários de diferentes áreas têm comportamento diferenciado no acesso à internet Luciene Leszczynski Um estudo realizado para verificar como os universitários utilizam a internet confirma a tendência da grande utilização das redes sociais pelos estudantes. O relatório elaborado pela empresa mundial de educação QS mostra […]

Publicado em 21/06/2013

por Ensino Superior

Universitários de diferentes áreas têm comportamento diferenciado no acesso à internet

Luciene Leszczynski

177_50Um estudo realizado para verificar como os universitários utilizam a internet confirma a tendência da grande utilização das redes sociais pelos estudantes. O relatório elaborado pela empresa mundial de educação QS mostra comportamento semelhante entre os usuários da América Latina, dos quais 70% afirmam acessar redes como Facebook, Twitter, Pintarest, LinkedIn e YouTube o “tempo todo”.

O Student’s Online Usage: Global Market Trends Report foi feito com base em uma pesquisa realizada durante rodada de eventos da QS, ocorrida em várias cidades do mundo entre 2012 e 2013 e que reuniu estudantes e graduados de universidades de diversos países. Para a elaboração do estudo, foram questionadas pessoas de 26 países da Europa, Ásia, África, América Latina e América do Norte.

Mas se a febre do uso em massa das redes sociais pelos jovens não chega a ser uma novidade, outros elementos analisados pelo estudo traçam um perfil diferenciado entre os universitários de diferentes áreas. De acordo com a pesquisa, alunos das áreas humanas passam menos tempo conectados do que os estudantes de cursos como engenharia ou ligados às tecnologias. Desses, 43% responderam passar cinco horas ou mais on-line por dia contra apenas 17% dos estudantes de humanas, que também revelam utilizar menos os smartphones. A pesquisa mostra que só 4% dos alunos entrevistados das áreas de artes e humanas usam esses dispositivos móveis para navegar.

O dado pode servir de indicativo para professores e instituições na hora de programar a inclusão de recursos tecnológicos no plano de ensino, revelando maior aceitação e até interesse pelos gadgets por parte dos alunos da áreas de exatas. A questão da mobilidade também é outro fator a ser considerado pelos educadores de acordo com os dados levantados pelo estudo. Entre os entrevistados latino-americanos, a preferência de aparelho utilizado para o acesso à rede se concentra em laptops (70%) e smart-phones (30%). Dos universitários da América Latina ninguém disse utilizar desktops ou tablets para navegar.

Autor

Ensino Superior


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.