Revista Ensino Superior | Falta de desafios? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Falta de desafios?

Estudo mostra que o desempenho dos alunos cresceu mais no Pisa que no Saeb

Publicado em 08/09/2014

por Marina Kuzuyabu

Um estudo realizado pelo pesquisador americano Martin Carnoy, do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, ligado à Faculdade de Educação de Stanford, indica que as escolas brasileiras poderiam ser mais desafiadoras para os alunos. A hipótese surgiu com a análise dos testes de matemática da Prova Brasil/Saeb e do Pisa.

Ao se deter sobre o desempenho dos estudantes no Pisa entre 2000 e 2009, Carnoy verificou que os jovens que mais evoluíram foram os de condição socioeconômica e cultural muito baixa, que são aqueles cujos pais têm menor nível educacional, menor condição socioeconômica e menos bens familiares. No período analisado, esse grupo de alunos registrou 63 pontos a mais no teste, enquanto nos outros níveis avaliados – baixa e alta condição socioeconômica e cultural – o ganho foi de 54 e 42 pontos, respectivamente.

#R#

Porém, ao observar a performance dos alunos na Prova Brasil, o pesquisador notou resultados diferentes. Para possibilitar a comparação, Carnoy segmentou os estudantes segundo os anos de escolaridade da mãe. Esse indicador foi modificado três vezes, o que gerou algumas intererrupções nas linhas do gráfico, mas ainda assim é possível enxergar que o ganho dos alunos cujas mães têm até quatro anos e até oito anos de escolaridade foi menor.

Os resultados mais tímidos podem indicar, na opinião de Carnoy, que ou os professores estão desafiando menos os alunos ou o currículo das escolas tem menor grau de dificuldade, o que restringiria as oportunidades de os jovens demonstrarem avanços no ensino.

Autor

Marina Kuzuyabu


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.