NOTÍCIA
No curso de Design de Animação do Unicuritiba, os alunos trabalham por projetos, roteiros de aprendizagem autorais. A experiência é de estar inserido no mercado de trabalho
Publicado em 16/11/2019
Por Dennys Robson Girardi e Lucina Reitenbach Viana
Na contramão da estandardização do ensino superior, projetos pedagógicos singulares estão ganhando espaço. Esse é o caso do curso de Design de Animação do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), um curso superior de tecnologia inovador, primeiro do Brasil nesse formato, que inaugura o conceito de laboratório de produção assistida e de aprendizagem em ciclos experienciais, no qual alunos e professores de módulos e disciplinas diferentes trabalham por projetos, em equipes auto-organizadas, autogeridas e autoavaliadas.
Leia: Startup une educação, cinema e inteligência artificial para formar profissionais qualificados
O projeto pedagógico do curso foi concebido a partir da sistematização dos processos de produção da área. Há quatro conjuntos de técnicas materializados em módulos temáticos, cuja conclusão garante certificação técnica intermediária, em consonância com o Catálogo Brasileiro de Ocupações.
No decorrer dos ciclos de aprendizagem, alunos e professores se organizam em Fóruns de Projetos, apresentando ideias originais em formato de pitch, analisadas e selecionadas pela comunidade acadêmica. O aluno proponente ocupa o lugar de gerente de projeto, cujo time de trabalho é formado levando em consideração a afinidade de interesses pessoais e formativos, as habilidades e recursos necessários para realização, e o rodízio saudável e natural de funções e equipes. Nesse formato, cada aluno desenvolve uma função, ao mesmo tempo que acompanha o progresso e as dificuldades dos colegas.
Soma-se a isso o papel central que eles assumem nos processos avaliativos, relatando e avaliando os colegas e professores de forma sistêmica e continuada.
As ementas são organizadas por competências e não há uma lista prévia de soluções ou softwares que serão ensinados teoricamente. Cada edital de projeto gera um roteiro de aprendizagem autoral, que pode incluir o aprendizado de softwares para alunos e professores, cujo cumprimento é responsabilidade individual.
Leia: Kroton eliminará dos cursos presenciais as disciplinas 100% online
Além de estabelecer uma nova dinâmica de relações, do desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e humano, o curso se destaca pela qualidade dos produtos finais, reconhecida em mostras, competições e eventos científicos.
O filme Sombras da guerra, produzido em stop motion e que aborda os traumas de crianças presentes em zonas de guerra, foi exibido no Festival Internacional Kannibal Fest de Berlim, em diversas mostras nacionais, além de acumular os prêmios de melhor “Filme em Animação” e de melhor “Vinheta” no Expocom 2019 regional sul.
O design pedagógico singular deste e de outros cursos que serão ofertados em 2020 ainda trarão benefícios para a própria instituição, que encontra uma alternativa de crescimento no competitivo mercado do ensino superior, através da oferta de novos produtos educacionais destinados a demandas específicas.
Dennys Robson girardi, coordenador-geral de graduação, e Lucina Reitenbach viana, coordenadora de curso de Design de Animação, ambos da Unicuritiba.
São Judas se torna palco de ocupação afetiva feita pelos alunos
Raciocínio lógico e capacidade de interpretação passam a integrar processo seletivo