Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
Ana Claudia Balda, da FMU, SP, promove uma aprendizagem efetiva em seus alunos
Publicado em 24/02/2020
Mais de 90% dos veterinários que se formam no Centro Universitário FMU se dedicam aos pequenos animais. A vocação do curso é clara, e isso está presente no projeto pedagógico do programa, coordenado por Ana Claudia Balda. “A própria cidade propicia mais oferta de emprego e oportunidade para quem está na área, gerando um maior interesse da parte dos alunos”, conta.
Leia: José Pacheco: aula não ensina, prova não avalia
Para prepará-los para um mercado tão competitivo e exigente, a especialista conta que desde os primeiros meses há uma grande ênfase na prática profissional. Os alunos fazem estágio, têm atividades práticas, muitas delas realizadas na clínica de cirurgia do curso, e aprendem com ferramentas pedagógicas que os ajudam a se aproximar das situações reais da profissão. A orientação para os professores adotarem mais fortemente as metodologias ativas de aprendizagem se insere nesse contexto, e isso se intensificou nos últimos três anos, conta a coordenadora.
Além dos conhecimentos técnicos, o projeto pedagógico também foca o desenvolvimento de competências gerais, entre elas a habilidade de comunicação e a capacidade para trabalhar em equipe. “A abordagem dessas competências gerais no curso tem um impacto muito importante na empregabilidade. As pessoas que contratam percebem que têm um profissional diferente consigo”, diz Ana, que acrescenta que muitas das mudanças positivas realizadas no curso estão relacionadas à integração da FMU à rede Laureate. “Os concluintes relatam uma mudança na abordagem. A aprendizagem se tornou mais efetiva”, diz a doutora em clínica veterinária, com ênfase na área de dermatologia, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP).
Leia: Professora conecta alunos à comunidade e promove a inclusão e a ludicidade
Recentemente, a especialista recebeu uma homenagem da Câmara dos Vereadores de São Paulo. A partir de uma lista de 50 nomes, os membros do poder legislativo da capital paulista destacaram a atuação de Ana em função de sua formação e sua atuação profissional, dentro e fora da academia. “Foi a primeira vez que a Câmara dos Vereadores fez essa homenagem na Veterinária. Não deixa de ser um reconhecimento da sociedade também”, finaliza.
Alunos sem Fies evadem três vezes mais