Revista Ensino Superior | Mais de 50 IES apresentam cases de inovação acadêmica em fórum internacional - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Mais de 50 IES apresentam cases de inovação acadêmica em fórum internacional

VII Fórum STHEM Brasil acontece de 8 a 10 de abril com workshops, palestras e cerca de 180 trabalhos expostos de modo online

Publicado em 08/04/2021

por Redação Ensino Superior

inovacao-academica-sthem Foto: Pixabay

Inovação acadêmica e aprendizagem ativa são temas da 7ª edição do Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil acontece de 8 a 10 de abril por meio da plataforma Zoom e YouTube. O evento conta com workshops, palestras e vídeos disponibilizados na plataforma Canvas.

A abertura contou com o apoio da IMED – Complexo de Ensino Superior Meridional, da cidade de Passo Fundo, RS e teve a participação da professora de tecnologia de aprendizagem e comunicação da Open University – Institute of Educational Technology, Agnes Kukulska-Hulme, que abordou novas formas de ensino, aprendizagem e avaliação, visando orientar educadores e formuladores de políticas públicas.

Leia: Universidades precisam se reinventar e buscar inovações disruptivas

“O Fórum é um momento de apresentação dos resultados acadêmicos do STHEM Brasil, no qual as 58 instituições consorciadas apresentam os avanços em seus processos de inovação realizados durante o ano anterior”, conta o presidente do Consórcio STHEM Brasil, Fábio Garcia Reis.

Inscrições para o evento e workshop

R$ 150,00 – Valor da Inscrição

R$ 50,00 – Valor para consorciado STHEM e associado Semesp

R$ 40,00 – Workshop individual – Cada workshop acrescentará R$ 40,00 ao valor de sua inscrição. Só será possível escolher um único workshop por pessoa

Programação completa e mais informações em: http://www.sthembrasil.com/7forum/

Primeiro dia

Na parte da manhã de hoje, 8, aconteceram sete workshops simultâneos sobre os temas: “Planejar e educar para a compreensão: desenvolver e avaliar competências”; “Ferramentas Google para Educação”; “Aprendizagem Baseada em Projetos e Tecnologia Educacional”; “Trilhas de Aprendizagem para a Autonomia”; “Flipped Classroom”; “Gamificação na educação: elementos para a aprendizagem gamificada” e “Ensino híbrido e o caminho para uma aprendizagem autodirigida”.

O encerramento, no próximo sábado, 10, será com o professor Emilio Munaro, vice-presidente de desenvolvimento global & comunicação do Instituto Ayrton Senna.

Leia: Para superar crise, IES precisam investir em educação, gestão, formação docente e diálogo

inovação acadêmica
Fábio Reis, presidente do consórcio

Cases

Também serão apresentados por professores das 58 IES consorciadas cerca de 31 cases sobre os temas: Gestão, Tecnologias e Educação e Ações junto à comunidade, na tarde de hoje, 8, das 15h40 às 17h30. E mais 152 trabalhos orais, amanhã, 9, das 15h45 às 17h30, e no dia 10 das 8h30 às 9h40, serão mais sete temas: 1. Implementação de experiências de estratégias ativas para aprendizagem (Peer Instruction, Project Based Learning, Problem Based Learning, Team Based Learning, Design; 2. Avaliação da aprendizagem com estratégias ativas, conhecimentos específicos e competências transversais; 3. Formação de professores em estratégias ativas de aprendizagem; 4. Gestão escolar voltada para o uso de estratégias ativas: Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógicos de Cursos (PPC); 5. Avaliação de intervenções pedagógicas institucionais usando estratégias inovadoras; Retenção, evasão e o impacto das estratégias inovadoras para a aprendizagem; Avaliação de Curso e Avaliação Institucional pelo MEC no cenário de inovação de estratégias. 6. Experiências de interação entre ensino superior e o ensino básico mediadas por estratégias ativas para a aprendizagem e 7. Iniciação científica e pesquisa em estratégias ativas para a aprendizagem.

STHEM Brasil

Nascido em 2014, o Consórcio STHEM Brasil promove a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade e ser referência em inovação acadêmica para o avanço da educação brasileira. Ao longo de seus sete anos, tornou-se uma sólida rede de cooperação acadêmica formada por 58 IES (51 privadas e seis públicas) em 14 estados brasileiros, e uma em Coimbra, Portugal, com mais de 15 mil professores e cerca de 800 mil alunos.

Leia também:

Leandro Karnal: “a universidade ainda não foi superada”

Há bem mais na internacionalização do ensino superior que aulas de inglês

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.