Mais alunos estão experimentando esgotamento, ansiedade, depressão e mecanismos de enfrentamento prejudiciais, segundo estudos
Publicado em 23/08/2021
Por Olívia Sanchez*
Os alunos que retornam aos campi neste semestre podem passar por uma transição semelhante à que os astronautas passam quando retornam à terra, após uma missão no espaço sideral. A mudança pode ser dramática, mesmo após uma curta viagem. Quanto mais longa for a missão, mais tempo levará para se reajustar.
“Como se estivéssemos neste voo realmente longo para o espaço sideral, às vezes parece que acabamos de entrar em outro universo”, disse Kim Hirabayashi, professora de educação clínica na Escola de Educação Rossier, da Universidade do Sul da Califórnia. A longa jornada da pandemia do coronavírus levou os alunos através de dimensões de aprendizagem online, isolamento social, angústia econômica, perda pessoal e luto em massa. Isso resultou em sofrimento psicológico para muitos.
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Essa angústia pode assumir a forma de esgotamento, que parece estar aumentando. No estado de Ohio, o número de alunos que relataram sentimentos de esgotamento saltou 31 pontos percentuais durante o último ano letivo – de 40% dos alunos em agosto de 2020 para 71% em abril, de acordo com um estudo universitário . O relatório também encontrou aumentos marcantes na ansiedade, depressão e mecanismos de enfrentamento prejudiciais, como uso de substâncias, falta de atividade física e isolamento social durante o período de oito meses. Os pesquisadores planejam pesquisar os alunos novamente neste outono.
Suas descobertas estão de acordo com o estudo Stress in America da American Psychological Association : os adultos da Geração Z com idades entre 18 e 23 anos relataram níveis de estresse significativamente mais altos do que as outras gerações. Dos adultos da Geração Z que declararam estar na faculdade, 87% disseram que sua educação era uma fonte significativa de estresse, e o estresse costuma estar relacionado ao esgotamento.
A associação descreve o esgotamento como “exaustão física, emocional ou mental acompanhada por diminuição da motivação, diminuição do desempenho e atitudes negativas em relação a si mesmo e aos outros.” Hirabayashi disse que muitas vezes é usado como um termo genérico, mas, em última análise, significa “o oposto de prosperar”.
Mas nem todos os alunos foram afetados da mesma forma. Divididos por grupos demográficos de alunos, os dados do estado de Ohio mostraram que os alunos hispânicos estavam experimentando os níveis mais altos de ansiedade e depressão. Os alunos negros relataram os segundos níveis mais altos, um pouco mais altos do que seus colegas brancos. Os alunos que se identificaram como asiáticos ou das ilhas do Pacífico relataram os níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
“Devemos realmente estar preparados para lidar com a natureza emocional da reentrada enquanto trabalhamos para apoiar o bem-estar de nossos alunos e colegas, e de nós mesmos. Não acho que devemos esperar negócios como de costume”
Sara Gorman, diretora de pesquisa e disseminação de conhecimento da Fundação JED, que se concentra na saúde mental de jovens adultos, disse que alunos de cor, alunos LGBTQ + e pais de alunos são todos conhecidos por lutarem com desafios de saúde mental, incluindo o não sentimento de pertencimento e lutando para desenvolver fortes conexões sociais quando estão em um grupo minoritário no campus.
Essas questões são exacerbadas quando a equipe de aconselhamento não reflete a diversidade desses grupos de alunos, disse ela, ou falta experiência em questões como gênero e sexualidade ou o conhecimento cultural necessário para ajudar os alunos a navegar em suas lutas pessoais e de saúde mental.
Além de fornecer serviços de saúde mental por meio de seu centro de aconselhamento, o estado de Ohio criou uma lista de verificação de saúde mental para os alunos. A lista de verificação os incentiva a estabelecer hábitos saudáveis, construir mecanismos de enfrentamento saudáveis, encontrar cuidados de saúde mental locais, crescer e manter seus sistemas de apoio e evitar esperar por ajuda.
Pesquisadores e funcionários de outras faculdades e universidades estão prevendo um aumento na necessidade de serviços de saúde mental neste outono. Na Universidade de Washington, pesquisadores entrevistaram estudantes na primavera de 2019 e novamente na primavera de 2020 (logo após as aulas terem passado para o aprendizado online) e encontraram níveis semelhantes de ansiedade e depressão .
Os pesquisadores disseram que olhar para as médias ano a ano nas medidas de bem-estar dos alunos mascarou experiências individuais de angústia. Eles pesquisaram os alunos novamente nesta primavera e planejam comparar os dados, mas ainda não foi publicado.
Na Universidade de Wisconsin, os administradores estão reconhecendo as dificuldades de saúde mental do ano de pandemia, pedindo aos alunos do primeiro e do segundo ano que estabeleçam mecanismos de enfrentamento saudáveis e participem de um desafio de meditação de 30 dias por meio do aplicativo Healthy Minds Innovations (que não conectar alunos com terapeutas).
Outras escolas usam aplicativos que conectam alunos a terapeutas, como o aplicativo Mantra Health oferecido no sistema St. Petersburg College, na Flórida. A rede de 11 faculdades comunitárias não possui um centro de aconselhamento de saúde mental física. Ela já havia contratado provedores locais de saúde mental para conceder aos alunos três sessões gratuitas de terapia, mas Misty Kemp, a diretora de retenção da faculdade, disse que o serviço raramente era usado. Ela disse que muitos outros alunos já aproveitaram a opção da teleterapia.
Gorman, da Fundação JED, alertou contra o excesso de confiança em aplicativos de suporte à saúde mental. Ela disse que se preocupa com a falta de pesquisas de eficácia e disse que não há substituto para a terapia. Embora o retorno ao campus possa exigir terapia para alguns, exigirá paciência e empatia para todos, disse Hirabayashi. Ela recomendou reconhecer o estresse e o trauma que alunos e professores podem ter experimentado, e a gama de emoções que eles provavelmente sentirão ao voltar.
É mais importante do que nunca para o corpo docente ser aberto com os alunos sobre a importância de buscar ajuda em saúde mental, disse Hirabayashi. Ela pediu aos professores que planejassem check-ins regulares; aproveitar qualquer oportunidade para promover a conexão social entre os alunos e a comunidade mais ampla do campus; e continuar a usar os componentes do curso online, como o horário de expediente do Zoom, para permitir que os alunos que se sentem desconfortáveis com o contato pessoal participem e se envolvam totalmente.
“Devemos realmente estar preparados para lidar com a natureza emocional da reentrada à medida que trabalhamos para apoiar o bem-estar de nossos alunos e colegas, e de nós mesmos”, disse Hirabayashi. “Não acho que devemos esperar negócios como de costume.”
*Esta história sobre saúde mental de universitários foi produzida pelo The Hechinger Report , uma organização de notícias independente e sem fins lucrativos com foco na desigualdade e inovação na educação.
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