Revista Ensino Superior | Falha na formação docente dificulta a ministração de aulas inclusivas
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Formação

Falha na formação docente dificulta a ministração de aulas inclusivas

Pesquisa com cerca de mil professores(as) da rede pública aponta que metade deles não têm formação sobre inclusão

Publicado em 14/07/2022

por Revista Educação

Formação docente | Inclusão Quando perguntados sobre formação em inclusão, 40% dos professores disseram nunca ter feito

A grande maioria dos docentes da rede pública, 70%, enxerga que a escolarização de crianças com deficiência proporciona benefícios educacionais a todos os estudantes. Se divididos em grupos por etapa de ensino, os resultados são:

– 76% dentre os que lecionam para os anos iniciais do ensino fundamental;

– 66% os anos finais do ensino fundamental;

– 72% dentre os que lecionam para o ensino médio.

As informações constam no estudo apresentado em maio pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM), realizado pelo Datafolha a pedido da Fundação Lemann, com 967 professoras e professores de todas as regiões do país do ensino fundamental ao médio. As entrevistas foram realizadas por telefone, entre 9 de novembro e 1º de dezembro de 2021.

Leia: Pilares da sustentabilidade

O menor grupo de docentes em concordância com a afirmação de benefício a todo grupo de estudantes está no Norte (57%).

Para 12% dos docentes entrevistados, a inclusão prejudica os estudantes sem deficiência, sendo:

– 11% leciona para os anos iniciais do ensino fundamental,

– 14% leciona para os anos finais do ensino fundamental,

– 9% leciona para o ensino médio.

Também está na região Norte o maior grupo que diz que a inclusão prejudica os demais estudantes (17%).

Formação docente | Inclusão
Quando perguntados sobre formação em inclusão, 40% dos professores disseram nunca ter feito

Falha na formação

Quando perguntados se conhecem os direitos do aluno com deficiência sobre acesso a escolas comuns e compartilharem seus espaços com os demais, 95% responderam que sim, considerando o total da amostra.

“A opinião dos professores nesta pesquisa corrobora o que a legislação brasileira já garante e as evidências científicas mais recentes mostram. A inclusão dos estudantes com deficiência nas escolas comuns beneficia a todos e a cada um”, diz Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.

Leia também: disparidades acadêmicas em sala de aula

Apesar de os números apresentados apontarem positivamente para a relação dos professores com a educação desses alunos, é importante destacar que, quando perguntados sobre formação em inclusão, 40% dos professores disseram nunca ter feito. Se divididos em grupos por etapa de ensino, os resultados são:

– 31% dentre os que lecionam para os anos iniciais do ensino fundamental;

– 36% dentre os que lecionam para os anos finais do ensino fundamental;

– 50% dentre os que lecionam para o ensino médio.

Ainda sobre o mesmo recorte, são os docentes do Nordeste (49%) e do Norte (41%) que formam os maiores grupos dos que nunca fizeram esse tipo de formação. Na região Sudeste, são 40%, na Sul 28%, tal como na região Centro-Oeste.

“Ainda há muito a avançar em termos de qualidade da inclusão nas escolas brasileiras, mas a crença dos professores no sistema de ensino inclusivo é o primeiro passo. O investimento em formação continuada na perspectiva inclusiva poderá proporcionar ferramentas e metodologias capazes de auxiliar nessa tarefa, além de ter imenso potencial para causar uma mudança de mentalidade por meio da qual mais professores acreditarão que todos aprendem melhor em ambientes heterogêneos e diversos”, explica Luiza Corrêa, coordenadora de advocacy do IRM.

* Matéria publicada originalmente em nossa parceira Plataforma Educação (www.revistaeducacao.com.br).

Autor

Revista Educação


Leia Formação

Educação online

Maioria está no online e paga preço de presencial

+ Mais Informações
Educação midiática

IES precisam incluir educação midiática

+ Mais Informações
Formação de jovens

O que os jovens devem buscar na formação

+ Mais Informações
Pesquisa

Especialistas indicam crescimento da pesquisa aplicada

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.