NOTÍCIA

Edição 273

Os 25 anos da Ensino Superior

Publisher revisita momentos na celebração de 25 anos da publicação

Publicado em 15/03/2023

por Edimilson Cardial

Revista Ensino Superior Capa das edições (da esq. à dir.) 122, 158, 180 e 200

Gabriel Mário Rodrigues estava feliz na pista de dança do local que fora a The Gallery, badalada casa de espetáculos e palco para alguns escândalos, em meio aos convidados da festa que o Semesp preparara para o lançamento da revista Ensino Superior, nos Jardins, em São Paulo. A partir dos anos 1990 e com novos proprietários, o The Gallery estava repaginado, tornara-se um restaurante e casa de eventos com outro nome, Gallery Oggi. Foi uma ousadia escolher o local para o lançamento de uma revista dos mantenedores de faculdades e algumas poucas universidades.

Revista Ensino Superior

Gabriel Mário Rodrigues (Foto: divulgação/Semesp)

Dos escândalos ninguém se lembrava mais, o ano era 1998 e a boate fundada por José Victor Oliva, conhecido como o Rei da Noite, vivia na memória dos paulistanos como o local que recebera Tim Maia, Cazuza, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O público daquela segunda-feira era de jovens senhores em busca de lançar um veículo que pudesse levar para o mercado as boas práticas que já ocorriam. E havia muitas.

Encantado, o jovem advogado José Roberto Covac, no Semesp havia sete anos, envergou seu melhor terno e se dirigiu à rua Haddock Lobo, onde um dia existiu a boate Gallery. “Foi a oportunidade de conhecer a casa mais famosa de São Paulo e ver realizar mais um passo do professor Gabriel, que costumava dizer que era preciso mostrar a imagem do ensino superior para a sociedade.”

A diretoria do Semesp era encabeçada pela dupla que viveu os melhores saltos do setor: Gabriel Mário Rodrigues e Hermes Figueiredo, sempre acompanhada de um grupo de mantenedores entusiasmados. E o marketing era tema recorrente das conversas do Prof. Gabriel.

 

Edição 273 | Matemática impede avanço nas exatas

 

Capa da primeira edição da revista Ensino Superior

E era sobre isso que o professor Gabriel conversou com este repórter que acabara de lançar a revista Educação. “Quero fazer uma que fale do ensino superior, que mostre as boas práticas, exemplos que possam inspirar. Precisamos responder à opinião pública sobre a qualidade do ensino superior. Não vamos mentir, mas vamos mostrar quem faz ensino com qualidade.” E concluiu com seu bordão preferido: “Tá entendendo?”. Segundo o Ipea, o ensino superior brasileiro atendia, em 1999, cerca de 2,38 milhões de alunos. Desse total, 65% estavam matriculados em instituições privadas. Se considerada toda a década (1990/1999), o ritmo de crescimento da matrícula na esfera privada era bem mais intenso que o do conjunto das redes públicas.

Paulo Cardim, reitor da Belas Artes, e que sempre militou no Semesp, acha que a revista cumpriu o papel de desenvolver aspectos relevantes para o planejamento, gestão, avaliação, inovação e criatividade nessa área.

Hoje, ao lembrar desses 25 anos, Paulo Cardim sente orgulho de ter participado da fase de construção do ensino superior e do Semesp: criação de eventos que permanecem até hoje, como o Fnesp, a compra da sede própria e a criação da revista. “Parabenizo os seus fundadores, diretores, redatores e repórteres. Desejo que a Ensino Superior continue a ser esse luminoso e produtivo farol para todas as IES”, conclui.

 

Leia também: Pesquisa revela as motivações dos estudantes para ingressar no ensino superior

 

Glauson Mendes acompanha a revista Ensino Superior desde a número um. Se não é um leitor padrão, com certeza é especial. “Tenho a coleção das edições desde a primeira.” Segundo ele, a publicação se consolidou como uma fonte de informação e análise sobre o ensino superior no país, abordando temas relevantes como políticas públicas, gestão, internacionalização, tecnologia educacional, pesquisa, inovação, empreendedorismo, entre outros.

A sua experiência, proporcionada pelos 35 anos de atuação no setor, e que possibilitou a visita a 1.356 IES, contabilizada em seus livros, “permite dizer que a Ensino Superior, como chamo carinhosamente, ajudou no fortalecimento e desenvolvimento de toda a comunidade que faz o ensino superior no Brasil”. A prova de admiração pela hoje plataforma foi dada por Glauson Mendes, ao comandar uma equipe da revista e da SadeBr e reformular o site.

 

Seja assinante

Autor

Edimilson Cardial


Leia Edição 273

Universidade na Holanda

Holanda e Bélgica: tradição, ao lado de muita inovação

+ Mais Informações
Sala Irmã Arminda Sbríssia

A reviravolta da tradição

+ Mais Informações
CAPA 273 - Mudanças que melhoraram o negócio

Mudanças que melhoraram o negócio

+ Mais Informações
Ensino Híbrido

Ensino híbrido: o futuro que queremos?

+ Mais Informações

Mapa do Site