NOTÍCIA
A certificação é a primeira concedida no Hemisfério Sul e torna a Ilha um dos pontos de destaque mundial na área de ecoturismo sustentável
Publicado em 07/03/2024
Muito antes do conceito de sustentabilidade chegar à mídia e às organizações, a Ilha dos Arvoredos, no Guarujá, a 1,5 quilômetros da Praia de Pernambuco, já abrigava recursos e tecnologias sustentáveis, como as primeiras placas solares da América Latina, um gerador eólico para produzir energia com os ventos e um sistema de captação de água da chuva.
Esse paraíso autossustentável foi pensado e construído pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee, a partir de 1950. A concessão da ilha está sob a responsabilidade da FFEL, fundação criada pelo engenheiro para dar continuidade ao seu legado científico e que leva seu nome.
Na Ilha, a Fundação e a universidade Unaerp realizam pesquisas. Em um dos estudos, o do Horto medicinal, os pesquisadores analisam a relação entre o clima litorâneo e a produção dos compostos medicinais.
Já a cooperação entre a Fundação e o Instituto Nova Maré (INMAR) leva adiante o Projeto Mundo Sustentável, que proporciona visitação ecoturística colaborativa. O projeto tem como base a tese de doutorado de Priscilla Bonini Ribeiro, diretora-geral da Unaerp, campus Guarujá, também conselheira e pesquisadora da FFEL. Ela criou uma metodologia ativa de educação ambiental utilizando a Ilha.
A Ilha dos Arvoredos recebeu o selo Green Key, conferido pela ONG dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE), representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede. A bandeira que sinaliza esta conquista foi hasteada no dia 23 de fevereiro na Ilha, com entrega de placa e certificado.
A certificação, que tornou a Ilha um dos pontos de destaque mundial na área de ecoturismo sustentável, é a primeira concedida no Hemisfério Sul. “Eu não tinha a dimensão do que representava esse selo. Quando abriram o mapa, vi que só havia um pontinho – ele representa o nosso trabalho. É possível perceber como é grande o desafio em relação à questão socioambiental no Brasil”, conta Priscilla.
_ _ _
O SXSW, ou South by Southwest, em Austin, no Texas, é um dos maiores festivais de inovação do mundo, reunindo especialistas em temas como tecnologia, inteligência artificial, negócios, mundo do trabalho, música e cinema. A sua 37ª edição começa dia 8 de março e vai até dia 16.
A ESPM, escola de negócios e referência no ensino superior nas áreas de comunicação, marketing, consumo, administração, economia criativa e tecnologia, fará cobertura especial em suas redes, comandada por Daniel Leal, ex-aluno, produtor e estrategista de conteúdo criativo, além de LinkedIn Top Voice. Leal entrevistará grandes lideranças do mercado e os diretores acadêmicos da ESPM, Frederike Mette e Caio Bianchi, que também estarão no evento.
Para Leal, a ESPM entende a importância do evento para a formação dos futuros profissionais e líderes da indústria. “Cobrir o evento para a ESPM é uma oportunidade única para compartilhar insights sobre inovação, criatividade, transformação, diversidade e inclusão, algo que faço no meu dia a dia, com uma linguagem leve, didática e acessível para as pessoas.”