NOTÍCIA

Redação

Premiação para mentes e instituições inovadoras 

Iniciativa é aberta às IES brasileiras e estrangeiras

Publicado em 29/02/2024

por Sandra Seabra Moreira

Iniciativa é aberta às instituições brasileiras e estrangeiras Podem participar insituições públicas e privadas de qualquer país, contanto que os trabalhos sejam escritos e apresentados em português ou espanhol

As inscrições para o 4º Prêmio de Inovação no Ensino Superior Prof. Gabriel Mario Rodrigues permanecem abertas até 30 de março. Promovido pelo Semesp, a iniciativa tem como objetivos estimular as experiências inovadoras nas metodologias educacionais e na gestão, reconhecer profissionais que se dedicam à inovação da educação superior no Brasil, além de prospectar e divulgar experiências acadêmicas inovadoras com resultados positivos e as IES que as implementaram.

Os projetos podem ser inscritos em três modalidades: gestão pedagógica, ações junto à comunidade e inovação na aprendizagem. Podem participar IES públicas e privadas de qualquer país, contanto que os trabalhos sejam escritos e apresentados em português ou espanhol. 

A regra quanto ao idioma vale também aos educadores e gestores, que podem se inscrever de maneira individual ou em equipes.

A premiação, realizada em parceria com o Consórcio STHEM Brasil, será no dia 24 de junho, no âmbito do Seminário “O Admirável Futuro do Ensino Superior”, que acontecerá nos dias 10, 17 e 24 de junho.

Para realizar a inscrição, acesse: https://www.semesp.org.br/premioinovacao

 

– – –

 

Mães e pais na ciência

 

Cinco núcleos regionais, representando 53 instituições de ensino e pesquisa localizadas em 18 diferentes estados brasileiros e no Distrito Federal levam adiante o Parents in Science (PiS), grupo de pais e mães cientistas que discutem as questões da parentalidade no meio acadêmico. 

A ideia é levantar dados e informações acerca de um aspecto muito pouco levado em conta na academia: o impacto dos filhos na carreira científica de mulheres e homens. As mulheres, por exemplo, podem ter bolsas de produtividade negadas por conta de menos artigos publicados em função da gravidez e dos primeiros tempos da maternagem. 

Manuais dos direitos da mãe estudante, docente ou pesquisadora, além de guias para as IES de como apoiar mães estudantes estão entre as publicações disponíveis no site do movimento: https://www.parentinscience.com

 

– – –

 

Oportunidade para os estudantes

 

Com o tema Impactos das fontes de energia renovável na operação em tempo real do Sistema Interligado Nacional (SIN), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) abre inscrições para a 5ª edição do DatathONS, a maratona de desenvolvimento com foco em análise e exploração de dados do ONS. 

A maratona é direcionada a estudantes universitários de cursos que lidam com dados e com ecossistemas de empreendedorismo e inovação, como os das áreas das engenharias e design. As equipes devem ter entre 3 e 4 participantes cada. Elas usarão como base o Portal de Dados Abertos do ONS. A equipe escolherá ao menos um conjunto de dados para realização do protótipo. 

A avaliação dos projetos levará em conta aspectos como potencial de crescimento em termos de escala, a possibilidade de ser replicado em diferentes situações e o seu grau de inovação. Para tirar dúvidas e contribuir com a construção do conhecimento pelos participantes, serão promovidas três lives, uma a cada dia, em 19, 20 e 21 de março, sempre às 19h.

 

Acesse: Portal de Dados Abertos do ONS

 

A equipe vencedora receberá um notebook, um headset, três sessões de mentoria executiva com Elogroup, um kit ONS (mochila, caderno, caneta) e uma licença no Aevo Boost. O segundo colocado será premiado com um Echo SHOW 5 3ª geração com Alexa, um kit ONS (mochila, caderno, caneta), uma licença no Aevo Boost. Ao terceiro colocado, um kit ONS (mochila, caderno, caneta) e uma licença no Aevo Boost.

A 5ª edição do DatathONS é promovida e coordenada pelo ONS e a Liga Ventures, em parceria com as empresas EloGroup, BR܂Digital Telecom, Briskcom Business Technology, GTX Tecnologia, Wihex Tecnologia e AEVO.

As inscrições estão abertas até 10 de março e devem ser feitas por meio do site da DatathONS: https://datathons5aedicao.liga.ventures/#progrma

 

Leia também: Setor privado quer romper isolacionismo

 

Autor

Sandra Seabra Moreira


Leia Redação

Licenciaturas ganham especial em documento do Semesp

Licenciaturas ganham capítulo especial no Mapa do Ensino Superior

+ Mais Informações
Prêmio Nobel

Ganhadores do Prêmio Nobel encontram estudantes

+ Mais Informações
Feira do livro

VI Feira do Livro da Unesp 

+ Mais Informações
IA

IA generativa por décadas

+ Mais Informações

Mapa do Site