Revista Ensino Superior | Inovação como motor da gestão
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Podcast

Inovação como motor da gestão

No podcast Gestão do Ensino Superior, Janes Fidélis Tomelin, vice-presidente acadêmico da Vitru Educação, fala sobre inovar nas IES

Publicado em 10/04/2024

por Ensino Superior

Janes Fidélis Janes Fidélis, vice-presidente acadêmico da Vitru Educação (foto: divulgação)

O mundo atual aponta para transformações no mercado ao exigir novas formas de se relacionar, ensinar e aprender. Neste cenário, inovar a gestão é a base para garantir o sucesso de uma instituição de ensino. É o que indica Janes Fidélis, vice-presidente acadêmico da Vitru Educação. Formado em filosofia, o profissional fala sobre a força da inovação no gerenciamento dos negócios.

Convidado do Podcast Gestão do Ensino Superior, Fidélis sugere aos gestores da área educacional um exercício que pode expandir o olhar administrativo. “O exercício de nos vermos como estudantes. Nessa simples mudança de prisma, descobrimos o outro olhar. Tradicionalmente, na gestão, o nosso primeiro olhar é para o ensino e, nessa provocação, passamos a ver a aprendizagem. Mais do que estar atento a uma gestão para o ensino, devemos estar atentos a uma gestão para a aprendizagem”, defende. 

Para o profissional, as novas tecnologias têm auxiliado a implantar soluções que possibilitam a mediação da vontade de aprender. “Nem sempre queremos alguém que nos ensine. A vontade de aprender está intimamente ligada à curiosidade, à vontade de desvelar uma realidade.”

 

Opinião | O poder e os benefícios da curiosidade

 

Ao falar sobre curiosidade, o VP acadêmico lembra a trajetória inovadora do polímata Leonardo Da Vinci. “Ele aprendeu muito, não porque ensinaram, mas porque, além de suas habilidades e competências, tinha uma vontade de descobrir e de inventar. Além de todas as criações – como a famosa Monalisa –, é atribuída a ele a criação do primeiro currículo vitae. Ainda jovem, Da Vinci quis trabalhar com o príncipe de Milão e lhe escreveu uma carta de apresentação. A narrativa não foi sobre o que já havia feito ou sobre sua experiência, ele escreveu sobre as competências que tinha para atender ao príncipe. ‘Se você precisar de uma solução para sua estrutura de guerra nas trincheiras, desenvolverei escadas que os protegerão das tochas de incêndio’, e outras diversas soluções para aquele contexto”, descreve.

“Aprender é descobrir, revelar e desenvolver competências para solucionar problemas”, ressalta. Questionado sobre as mudanças do mercado, Fidélis defende que a inovação no contexto atual é “antes metodológica e, depois, tecnológica.”

Com apresentação da vice-reitora da Unifeob, Danielle Rodrigues, o episódio está disponível nas principais plataformas de podcasts. Acesse o canal de sua preferência e acompanhe a conversa na íntegra.

 

Para ver:

Para ouvir:

Autor

Ensino Superior


Leia Podcast

Melyssa Pinheiro

A representatividade trans no corpo docente

+ Mais Informações
Heloisa Avilez

Lifelong learning é inevitável

+ Mais Informações
Universidades Inovadoras 2024

Universidades Inovadoras 2024: representantes falam sobre as estratégias...

+ Mais Informações
Marcel Gama

Ensinar o que importa para o mercado de trabalho

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.