NOTÍCIA

Formação

Compliance é a primeira pós da LEC

Mapeamento identificou temas que estão fora dos cursos disponíveis no mercado e auxiliou na construção da grade currícular

Publicado em 10/07/2024

por Gustavo Lima

Checklist,Quality,Management,With,Quality,Assurance,Or,Qa,And,Quality Comunidade de compliance foi oficialmente credenciada pelo MEC como instituição de ensino

Credenciada pelo Ministério da Educação para atuar como instituição de ensino, a Legal, Ethics & Compliance (LEC) abre vagas para o primeiro curso: pós-graduação em compliance. No formato EAD, a especialização tem duração de 18 meses e conta com mais de 50 professores.

Fundada em 2012, a LEC ganhou notoriedade no Brasil com o avanço da lei anticorrupção e já formou mais de 20 mil alunos. Por meio de publicações, cursos, certificações, eventos e experiências de aprendizado e networking, a instituição se destaca no setor de compliance e agora recebe profissionais que desejam se especializar na área.

Matheus Cunha, sócio e diretor acadêmico da LEC, reforça que o ensino da prática de compliance sempre foi o foco, mas com a chegada da pós-graduação, a LEC trará também um “robusto embasamento teórico”.

 

Coluna Márcio Sanches | Conheça a preferência dos alunos para o Lato Sensu

 

“Vemos que o compliance sempre esteve dentro do guarda-chuva de outras ciências. Há faculdades de direito, por exemplo, que oferecem especialização, mas ela vem com todo DNA de suas estruturas – um corpo docente praticamente integral de juristas, foco em legislação”, cita.

Cunha ressalta que, embora o compliance tenha surgido da área jurídica, não é necessário ser advogado para atuar nesse meio. Além do setor jurídico, o compliance também aparece no mercado inserido em especializações voltadas para controladoria, auditoria, governança e riscos, entre outras. “A verdade é que compliance nunca foi protagonista, não sendo reconhecido como ‘ciência autônoma’, pontua.

 

Mudança de status

Em artigo publicado no Instituto Brasileiro de Compliance – IBC, James Walker Júnior, presidente do instituto, aborda a “expansão normativa” do setor no país e afirma que “as responsabilizações trazidas pelas regras de compliance impuseram um novo paradigma comportamental às empresas, empresários e gestores públicos.”

Na LEC, a posição coadjuvante de compliance passa por uma virada com a notoriedade oferecida pela instituição. “A LEC já tem autoridade, tanto pelo tempo quanto pela intensidade com que vivemos o assunto, para tratar compliance como pós graduação”, comenta o diretor acadêmico. 

Matheus Cunha, da Legal, Ethics & Compliance

Matheus Cunha, diretor acadêmico da LEC: “nosso objetivo é equipar os alunos com conhecimento para se desenvolverem bem academicamente e profissionalmente”

A relação de Cunha com a LEC é longa. Antes de iniciar a sociedade e alcançar a diretoria, ingressou como aluno e, mais tarde, passou a integrar o corpo docente da instituição.

“Em 2020, quando pedimos o credenciamento para o MEC, sabíamos que essa pós-graduação seria o nosso primeiro curso. Mapeamos o mercado para conhecer os cursos existentes e, através desse monitoramento, selecionamos as disciplinas que deveriam fazer parte da nossa estrutura. Mas também identificamos temáticas fundamentais que não eram tratadas nesses cursos”, explica.

 

Leia: Por que as IES falam tanto sobre inovação – e deveriam falar ainda mais

 

A curadoria possibilitou o desenvolvimento de uma estrutura que, segundo Cunha, busca absorver toda a ferramenta teórica e prática do dia a dia de um profissional do setor, além de respeitar o compliance como matéria autônoma.

“Não queremos vivenciar apenas o plano teórico. Um dos nossos diferenciais foi trazer um corpo docente qualificado com mais de 50 professores – o que não é comum em um curso de especialização. Sabemos da responsabilidade com o aluno e o alinhamento com os docentes tem sido feito de forma intensa”, acrescenta. O diretor acadêmico também conta que, dos 54 professores que compõem o corpo docente, todos trabalham com compliance e menos da metade são advogados.

 

Experiência a distância

A pós-graduação em compliance da LEC segue a atual tendência do mercado e será ofertada na modalidade EAD. “Se tem uma coisa que a LEC aprendeu bem com a pandemia foi navegar no universo EAD”, garante Cunha. “Com a vinda do EAD para a estratégia principal da LEC, conseguimos reduzir as despesas operacionais e aumentamos a capilaridade, atingindo estudantes que no presencial talvez não seriam nossos alunos.”

O profissional conta que a modalidade permitiu um enriquecimento cultural nos cursos da instituição. “Alunos multidisciplinares e com muitas culturas. Fizemos, por exemplo, uma turma exclusiva com alunos de Angola”, conta.

 

Inscrições

Para a primeira turma foram abertas 70 vagas, cujas inscrições se encerram dia 6 de agosto. Informações sobre grade curricular, valores e carga-horária podem ser encontradas em lec.com.br/pos/

 

Autor

Gustavo Lima


Leia Formação

Universidade indígena

Da aldeia à academia – a luta para preservar a cultura dos povos...

+ Mais Informações
Educação digital

Educação digital, transformadora na educação contemporânea

+ Mais Informações
Pessoas com deficiência nas IES

Pessoas com deficiência impulsionam a pesquisa na universidade

+ Mais Informações
Divertida Mente

Educação emocional, tarefa que se deve cumprir divertidamente

+ Mais Informações

Mapa do Site