NOTÍCIA
Unoeste possui campi em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá e obteve nota máxima em avaliação do MEC
Publicado em 30/06/2025
Conteúdo apresentado pela Unoeste*
Os últimos índices divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) trouxeram números que tornaram uma instituição que atua no interior e litoral, a melhor universidade particular do estado de São Paulo. Dados do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), garantiram o conceito 5 para a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), com IGC Contínuo em 3,952 – o melhor indicador entre todas as instituições categorizadas como universidade em São Paulo.
O resultado consagra uma jornada de mais de 50 anos de história na formação de profissionais que hoje fazem a diferença no mercado de trabalho. Ao todo, mais de 125 mil pessoas já concluíram os estudos na instituição, que tem campi em Presidente Prudente – onde iniciou suas atividades em 1972, Jaú e Guarujá. A instituição também oferta cursos de ensino a distância com polos em várias regiões do Brasil.
A IES também celebra outros resultados:
“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério, comprometido com a qualidade do ensino, a valorização dos professores e colaboradores, e, principalmente, com o sucesso dos nossos estudantes”, diz Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste.
Para esses resultados, a universidade tem investido constantemente em estrutura, tecnologia, inovação pedagógica e ações que aproximam o conhecimento da realidade do mundo do trabalho. Situação que beneficia todas as regiões em que atua, conseguindo oferecer qualidade elevada em relação a localidades com mais desenvolvimento econômico, como as capitais.
“Isso mostra o resultado de todo o investimento que a Unoeste faz e preza pela qualidade do ensino”, conta o pró-reitor acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste.
Segundo o Ministério da Educação, o IGC é construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.
Já em relação aos cursos, a avaliação vem por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considerou todas as graduações da Unoeste como de excelência. O CPC leva em conta a nota do Enade, o perfil dos professores e o olhar do estudante sobre o seu aprendizado na graduação.
O curso de odontologia, por exemplo, teve o melhor resultado entre todos os avaliados no país. Entre os coordenadores, destaque para as metodologias e o exercício constante da prática. Já o de agronomia ficou no topo do ranking, quando levadas em consideração as instituições públicas e particulares do estado de São Paulo. Outro destaque foi o curso de biomedicina EAD, que teve a melhor nota entre todos do Brasil na modalidade a distância.
A divulgação dos resultados do CPC deixou evidente o diferencial do curso de medicina oferecido pela Unoeste e como ela se tornou referência em relação à formação na área da saúde. Apenas seis instituições de ensino conseguiram a nota máxima em medicina no país.
Sala Betha alia metodologias ativas à tecnologia de ponta (foto: Ector Gervasoni)
Atualmente, a graduação tem 1.352 alunos e um corpo docente formado por 200 professores, entre mestres e doutores.
“Quando pensei em fazer faculdade de medicina, a Unoeste sempre foi minha primeira escolha, pela estrutura que impressiona e também pelo relato de amigos que já faziam este curso. Aqui o aprendizado é muito além da teoria! Aprendemos também a rotina do médico em cada área, desde os que iniciam a carreira como residentes até os doutores mais renomados, que nos ensinam a ser bons médicos e também boas pessoas”, conta o estudante do 10º termo de medicina, Vinícius Gerônimo Tibério.
Os estudantes também destacam o Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp). Por meio dele, os alunos são integrados ao serviço de atenção básica e estratégia de saúde da família, conhecendo de perto a rotina do profissional de saúde e as necessidades dos serviços de atenção básica.
A estrutura de ponta também colaborou para este resultado divulgado pelo MEC. O Lhabsim (Laboratório de Habilidades e Simulação) é um dos mais completos do país. O espaço de 655,4 m² conta com três salas de simulação e 14 salas de habilidades. O local é utilizado para aulas e avaliações práticas, com manequins de última geração.
Além disso, a universidade tem convênios com algumas das mais importantes instituições hospitalares paulistas: o terceiro maior hospital público do Estado de São Paulo, o Hospital Regional de Presidente Prudente; a Santa Casa e o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú; o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, entre outras.
“A quem ainda está escolhendo onde construir o seu futuro, deixamos um convite: venha para a Unoeste. Aqui, sua jornada começa com os pés no presente e os olhos voltados para um futuro promissor”, diz o diretor geral da Apec.
*A Unoeste é uma das IES que apoiam o jornalismo independente da revista Ensino Superior. Conheça os benefícios de apoiar a publicação e saiba como fazer parte.