Coordenadora de curso de Medicina Veterinária se destaca com a inserção de egressos bem-preparados no mercado

Ana Claudia Balda, da FMU, SP, promove uma aprendizagem efetiva em seus alunos

SHARE
, / 0

Mais de 90% dos veterinários que se formam no Centro Universitário FMU se dedicam aos pequenos animais. A vocação do curso é clara, e isso está presente no projeto pedagógico do programa, coordenado por Ana Claudia Balda. “A própria cidade propicia mais oferta de emprego e oportunidade para quem está na área, gerando um maior interesse da parte dos alunos”, conta.

Leia: José Pacheco: aula não ensina, prova não avalia

Para prepará-los para um mercado tão competitivo e exigente, a especialista conta que desde os primeiros meses há uma grande ênfase na prática profissional. Os alunos fazem estágio, têm atividades práticas, muitas delas realizadas na clínica de cirurgia do curso, e aprendem com ferramentas pedagógicas que os ajudam a se aproximar das situações reais da profissão. A orientação para os professores adotarem mais fortemente as metodologias ativas de aprendizagem se insere nesse contexto, e isso se intensificou nos últimos três anos, conta a coordenadora.

Formação integral

Além dos conhecimentos técnicos, o projeto pedagógico também foca o desenvolvimento de competências gerais, entre elas a habilidade de comunicação e a capacidade para trabalhar em equipe. “A abordagem dessas competências gerais no curso tem um impacto muito importante na empregabilidade. As pessoas que contratam percebem que têm um profissional diferente consigo”, diz Ana, que acrescenta que muitas das mudanças positivas realizadas no curso estão relacionadas à integração da FMU à rede Laureate. “Os concluintes relatam uma mudança na abordagem. A aprendizagem se tornou mais efetiva”, diz a doutora em clínica veterinária, com ênfase na área de dermatologia, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP).

Leia: Professora conecta alunos à comunidade e promove a inclusão e a ludicidade

Recentemente, a especialista recebeu uma homenagem da Câmara dos Vereadores de São Paulo. A partir de uma lista de 50 nomes, os membros do poder legislativo da capital paulista destacaram a atuação de Ana em função de sua formação e sua atuação profissional, dentro e fora da academia. “Foi a primeira vez que a Câmara dos Vereadores fez essa homenagem na Veterinária. Não deixa de ser um reconhecimento da sociedade também”, finaliza.

Medicina Veterinária aprendizagem efetiva
Aprendizagem efetiva no curso da FMU coordenado por Ana Claudia Balda (foto: divulgação)

Leia também:

Com apoio dos veteranos, instituições de ensino superior acolhem calouros com ações conscientizadoras

Alunos sem Fies evadem três vezes mais

Artigos relacionados

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN