Maior congresso de iniciação científica acontece pela primeira vez online

Conic-Semesp deste ano recebeu mais de 2 mil inscrições. Alunos apresentam seus trabalhos pelo Zoom e qualquer pessoa cadastrada gratuitamente pode assistir

SHARE
, / 0

O 20º Conic (Congresso Nacional de Iniciação Científica) começou hoje, 8, e vai até sexta, 11. Organizado pelo Semesp, este ano o “slogan” é a defesa de que a Pesquisa Salva o Mundo. Está sendo 100% online e ao vivo por meio de uma plataforma exclusiva (clique aqui), cujos alunos apresentam, seguindo uma programação, seus trabalhos a quem tiver interesse em conhecer. No último dia, serão divulgados os seis trabalhos mais bem avaliados, sendo reconhecidos com prêmio em dinheiro.

Leia: Iniciação científica gera alunos mais criativos e capacitados para o mercado

São aceitos trabalhos de qualquer tema e área do conhecimento inscritos por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições públicas ou privadas.

conic semesp iniciação científica
Foto: Envato Elements

Perfil dos estudantes

Este ano foram mais de 1,3 mil trabalhos inscritos de 181 instituições de ensino superior públicas e privadas, sendo a maioria da região sudeste, 91,6%. O Instituto Semesp realizou um estudo por meio de um questionário com os participantes de 2020. Em resumo, a finalidade é mostrar os indicadores socioeconômicos atualizados dos alunos de iniciação científica, como trabalho, renda, valor da mensalidade, financiamentos, bolsas, tempo de dedicação ao projeto de iniciação científica, procedência do aluno, entre outros. Para ter acesso à pesquisa, clique aqui.

Leia: App que incentiva aprendizagem entre alunos vence HackLab Fnesp

O Conic deste ano conta com a parceria de quatro instituições de ensino: Unifeob, Unifenas, UniProjeção e Fundação Santo André, cada uma responsável por uma área de conhecimento: ciências biológicas e saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas e sociais e ciências sociais aplicadas.

Valorização

“Nosso objetivo com a realização do 20º Conic-Semesp é valorizar e honrar a iniciação científica desse país em um ano tão desafiador como 2020, dando nosso apoio ao desenvolvimento intelectual dos alunos do ensino superior e valorizando ideias, propostas e estudos que demonstram a importância da pesquisa”, disse Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp na abertura online.”

Aliás, a vice-presidente do Semesp Lúcia Maria Teixeira também participou da abertura.

“Esse é um dia especial para a pesquisa, o conhecimento e a educação. É por meio dessas ferramentas que iremos fazer um novo país, um novo mundo”, declarou.

O objetivo do Conic é identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos estudantes por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

Leia também:

Educação e pesquisa, binômio fundamental

Renda mensal do brasileiro com ensino superior teve aumento de 182%

Artigos relacionados

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN