Revista Ensino Superior | Ferramenta que mapeia expectativa profissional do aluno vence maratona empreendedora - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Colunista

Ferramenta que mapeia expectativa profissional do aluno vence maratona empreendedora

Projeto Dream 4All Analytics ganha 4ª edição do HackLab Fnesp

hacklab-fnesp Os 32 participantes participaram da maratona de forma online e encerraram o Fnesp 2020 (foto: Guilherme Veloso/Semesp)

A 4ª edição do HackLab Fnesp, maratona empreendedora que reúne estudantes universitários de todo o Brasil para desenvolverem soluções inovadoras a partir de problemas reais do ensino superior brasileiro, teve 260 alunos inscritos gratuitamente e 28 participantes. Sete projetos disputaram o prêmio de R$ 8 mil em jogo na maratona que este ano foi online, entre 27 e 29 de outubro.

O tema deste ano para o desenvolvimento do projeto, combinando inovação e tecnologia, foi: como uma instituição de ensino superior pode colaborar para resolver questões humanitárias, ambientais e sociais?

Leia: App que incentiva aprendizagem entre alunos vence HackLab Fnesp 2020

Treinamento imersivo

Os participantes se dividiram em sete equipes: 4All, Fênix, ELOS, Fremitus, L2E, Jornadas e Criatividade. Durante esses dois dias e meio, os alunos receberam mentoria e treinamento para desenvolveram suas ideias e os projetos foram apresentados hoje, 29, no encerramento do Fnesp, maior fórum de ensino superior privado da América Latinam para mais de 1.600 gestores de instituições de ensino.

Leandro Costa, program manager da Wadhwani Foundation no Brasil e coordenador do HackLab, faz um resume das atividades: “os alunos aprendem design thinking, modelagem de negócios, identificação e validação de problema, pesquisa de campo, prototipagem e teste, criação de MVP e apresentação pitch”.

HackLab Fnesp
Foto: Semesp/Guilherme Veloso)

Equipe vencedora

Após a apresentação dos projetos, o público do Fnesp votou de forma online naquele que mais lhe agradou. Com 55% dos votos, a equipe 4All levou o prêmio de 8 mil reais. O grupo é formado pelos estudantes: Maria Luiza Monteiro, Pedro Brígido Corrêa e Rita de Cássia Albino, graduandos em direito na Uunisal, e Nicolas Passos Beirigo, graduando em gestão financeira na Eniac.

Maria Luiza apresentou uma pesquisa à qual revela que 50% dos egressos não se sentem preparados para o mercado de trabalho. Pensando nisso, o grupo desenvolveu a plataforma Dream 4All Analytics, uma ferramenta em que as IES, por meio de avaliações durante toda a graduação, coleta dados e tem uma análise de expectativas, objetivos profissionais e um mapeamento de perfil comportamental de seus alunos.

O grupo ressaltou que a ferramenta é importante porque estudantes de um mesmo curso, muitas vezes, possuem objetivos profissionais diferentes, e com essa plataforma, as IES terão mais facilidade nas tomadas de decisões e implementação de estratégias mais assertivas para a formação de seus graduandos.

O HackLab é uma maratona que acontece sempre durante o Fnesp e a sua inscrição é gratuita.

Leia também

É preciso melhorar e repensar ensino online

Fies precisa ser reformulado para continuar a incluir jovens das classes C e D

Por: | 29/10/2021


Leia mais

Adolescência

Adolescentes sobrevivem com algoritmos e ausência de diálogo

+ Mais Informações
Liderança

O novo manual de sobrevivência universitária

+ Mais Informações
Educação contínua

Educação superior para a vida toda

+ Mais Informações
Ciência das emoções

Influência da ciência das emoções na educação

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.