Colunista

Ferramenta que mapeia expectativa profissional do aluno vence maratona empreendedora

Projeto Dream 4All Analytics ganha 4ª edição do HackLab Fnesp

hacklab-fnesp Os 32 participantes participaram da maratona de forma online e encerraram o Fnesp 2020 (foto: Guilherme Veloso/Semesp)

A 4ª edição do HackLab Fnesp, maratona empreendedora que reúne estudantes universitários de todo o Brasil para desenvolverem soluções inovadoras a partir de problemas reais do ensino superior brasileiro, teve 260 alunos inscritos gratuitamente e 28 participantes. Sete projetos disputaram o prêmio de R$ 8 mil em jogo na maratona que este ano foi online, entre 27 e 29 de outubro.

O tema deste ano para o desenvolvimento do projeto, combinando inovação e tecnologia, foi: como uma instituição de ensino superior pode colaborar para resolver questões humanitárias, ambientais e sociais?

Leia: App que incentiva aprendizagem entre alunos vence HackLab Fnesp 2020

Treinamento imersivo

Os participantes se dividiram em sete equipes: 4All, Fênix, ELOS, Fremitus, L2E, Jornadas e Criatividade. Durante esses dois dias e meio, os alunos receberam mentoria e treinamento para desenvolveram suas ideias e os projetos foram apresentados hoje, 29, no encerramento do Fnesp, maior fórum de ensino superior privado da América Latinam para mais de 1.600 gestores de instituições de ensino.

Leandro Costa, program manager da Wadhwani Foundation no Brasil e coordenador do HackLab, faz um resume das atividades: “os alunos aprendem design thinking, modelagem de negócios, identificação e validação de problema, pesquisa de campo, prototipagem e teste, criação de MVP e apresentação pitch”.

HackLab Fnesp
Foto: Semesp/Guilherme Veloso)

Equipe vencedora

Após a apresentação dos projetos, o público do Fnesp votou de forma online naquele que mais lhe agradou. Com 55% dos votos, a equipe 4All levou o prêmio de 8 mil reais. O grupo é formado pelos estudantes: Maria Luiza Monteiro, Pedro Brígido Corrêa e Rita de Cássia Albino, graduandos em direito na Uunisal, e Nicolas Passos Beirigo, graduando em gestão financeira na Eniac.

Maria Luiza apresentou uma pesquisa à qual revela que 50% dos egressos não se sentem preparados para o mercado de trabalho. Pensando nisso, o grupo desenvolveu a plataforma Dream 4All Analytics, uma ferramenta em que as IES, por meio de avaliações durante toda a graduação, coleta dados e tem uma análise de expectativas, objetivos profissionais e um mapeamento de perfil comportamental de seus alunos.

O grupo ressaltou que a ferramenta é importante porque estudantes de um mesmo curso, muitas vezes, possuem objetivos profissionais diferentes, e com essa plataforma, as IES terão mais facilidade nas tomadas de decisões e implementação de estratégias mais assertivas para a formação de seus graduandos.

O HackLab é uma maratona que acontece sempre durante o Fnesp e a sua inscrição é gratuita.

Leia também

É preciso melhorar e repensar ensino online

Fies precisa ser reformulado para continuar a incluir jovens das classes C e D

Por: | 29/10/2021


Leia mais

Convivência intergeracional

Como lidar com a convivência intergeracional na sala de aula

+ Mais Informações
IA

Estratégias éticas e responsáveis para integrar IA na educação

+ Mais Informações
Mapeamento da IA

Como mapear o uso da IA nas instituições de ensino

+ Mais Informações
Autoestima

Autoestima e saúde mental: apenas um lado da mesma moeda

+ Mais Informações

Mapa do Site