Universidade do Paraná revela sua metodologia em livro gratuito

Livro revela a dinâmica de ensino articulada por meio de metodologias imersivas, priorizando a forma como cada aluno absorve o conteúdo

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“Criamos então um ambiente de realidade aumentada que mostra os vasilhames na máquina com física (gravidade) programada como no mundo real” (foto: Envato Elements)

Desenvolvida internamente pela Unicesumar, em Maringá (PR) e levando em conta o Design Universal de Aprendizagem (DUA), a metodologia consiste em ensinar o conteúdo da maneira que cada aluno melhor aprende – seja por vídeo, texto, podcast ou realidades virtual e aumentada. Com o objetivo de compartilhar o que tem dado certo por lá, a instituição lançou o livro Ciclo de aprendizagem, estratégias para um método pedagógico inovador, disponível para download, gratuitamente.

Leia: Singularidades de uma nova formação pedagógica

O DUA, aplicado em todos os cursos, tanto na modalidade presencial quanto EAD, “cada disciplina é ofertada com variações de mídia para que o estudante escolha o melhor caminho para seu aprendizado”, explica o pró-reitor de ensino EAD, Janes Fidélis Tomelin.

Iniciado em 2018, o método passou por importantes mudanças no seu material didático e na forma de se comunicar com o aluno, o que para Tomelin representa o compromisso da Unicesumar com a educação de qualidade. “Dividir isso em um material público é uma maneira de compartilhar como fazer educação com excelência”, completa.

Como funciona a prática na EAD?

Todos os cursos da Unicesumar contam com o “Mapa”, ferramenta que reúne atividades práticas e multidisciplinares que podem ser estudos de caso, entrevistas ou mesmo execução de receitas, a exemplo do curso de gastronomia. A ideia é desenvolver competências e aproximar o aluno da prática.

Apesar de parecer muito próxima de uma aplicação advinda de metodologias ativas, o pró-reitor explica que sim há sim essa afinidade, mas que no entanto, o Mapa é articulado com metodologias imersivas. “É uma prática avaliativa que o aluno desenvolve a partir de motivações dadas pelos professores, de forma exploratória para que possa experimentar sua futura área de atuação”, define.

Para Katia Coelho, diretora de graduação EAD, para conseguir desenvolver o Mapa exige muito mais dedicação e pensamento interdisciplinar por parte do aluno.

Além das atividades propostas durante o curso, todas as disciplinas da EAD Unicesumar baseiam-se no Design Universal de Aprendizagem, ou seja, diferentes maneiras de ensinar o mesmo conteúdo. Isso quer dizer que uma mesma disciplina é ensinada por meio de vídeos, podcasts, ilustrações, QR codes e até realidade aumentada.

O aluno vai aprender a matéria da maneira que for mais fácil para seu entendimento, mas vale ressaltar que além das aulas conceituais e ao vivo, todos esses recursos educacionais tecnológicos estão disponíveis no material didático, distribuído gratuitamente pela Unicesumar. No caso dos cursos híbridos, além de todos os recursos de aprendizagem, as práticas laboratoriais também são constantes.

Experiência e aprendizagem

Na EAD Unicesumar, os cursos de bem-estar, engenharias e produção cervejeira usam ainda mais recursos tecnológicos, entre eles: realidade aumentada, jogos interativos, pílulas de aprendizagem via QRCodes, livro digital e até vídeos em 360°.

Para a instituição é extremamente importante que o aluno tenha a melhor experiência possível, que o conteúdo seja apresentado de maneira atrativa, mas principalmente, que ele aprenda a partir disso.

Fabrício Lazilha, diretor de cursos híbridos da Unicesumar conta que o desafio é grande, afinal, é a partir da criação desses recursos que os alunos vão entender conceitos abstratos, processos microscópicos, funcionamento de máquinas, laboratórios e equipamentos que não estão disponíveis nos polos, mas são essenciais na profissão.

“Nos cursos híbridos temos a presencialidade e até maquinários para fazer com que o aluno entenda o conteúdo. A maneira como conduziremos esses encontros faz parte do ciclo de aprendizagem. Mas nos cursos online, como produção cervejeira, por exemplo, precisávamos demonstrar o funcionamento de uma máquina de envase portátil. Existem diversos processos envolvidos, como ativação da esteira, quantidade de recipientes e etapas de operação da máquina. Criamos então um ambiente de realidade aumentada que mostra os vasilhames na máquina com física (gravidade) programada como no mundo real.

Realidade aumentada

A princípio pode parecer um vídeo do equipamento funcionando, mas não é. Cada simulação de operação ocorre de maneira única e os vasilhames caem conforme sua posição na esteira. O aluno precisa entender o processo, ativar as etapas na ordem correta e conferir o funcionamento da máquina”, explica.

Além da realidade aumentada, jogos interativos têm sido usados para apresentar o dia a dia da profissão e colocar os alunos frente a situações que precisam de uma decisão. Nos cursos de Bem-Estar, um dos exercícios para aprender sobre contaminação em laboratório é conseguir sair de uma sala sem se contaminar, dentro de um jogo sobre biossegurança. E como o aluno aprende com isso? Toda a construção foi pensada a partir da teoria, ou seja, as pistas e o que o aluno deve seguir para sair da sala estão relacionados ao conteúdo da disciplina.

As tecnologias encantam e são divertidas, com o objetivo de uma aprendizagem significativa. “O estudante aplica a teoria vista em aula com metodologias e recursos imersivos, previstos dentro do ciclo de aprendizagem próprio da instituição, o ciclo que apresentamos no livro”, relembra Kátia Coelho.

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