NOTÍCIA
UniFAJ interage com seus colaboradores e alunos por meio de ferramentas tecnológicas visando se tornar uma Universidade Referência Google for Education
Publicado em 19/05/2020
As aulas online — impulsionadas devido ao isolamento social que busca evitar a proliferação da covid-19 — na UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), SP, não pegou a equipe docente despreparada. Há mais de dez anos há instituição vem se preparando e implementando tecnologias pedagógicas, em especial a plataforma Google For Education, à qual engloba diversas ferramentas, como o Hangouts Meet, permitindo à UniFAJ ministrar aulas virtuais e ao vivo.
Leia: Como estão as atividades acadêmicas em tempos de covid-19
No Hangouts, as aulas são gravadas para os alunos revê-las quando quiser e o sistema permite ainda correção de provas e feedbacks em tempo real, entre outros recursos. “As aulas via Google Meet tiveram início em 1º de abril, quando todos os docentes, coordenadores e grupo técnico-administrativo-pedagógico de suporte foram capacitados e treinados para tanto, sendo surpreendente o engajamento e envolvimento de todos com as ferramentas do Google”, conta o professor Flávio Pacetta, diretor de unidade da UniFAJ.
A responsável pela capacitação dos colaboradores da instituição é a ENG, empresa que fornece treinamentos, consultorias, licenciamentos de software e tecnologia para o setor. O Google Classroom, por exemplo, é a ferramenta mais utilizada e foi adotado pela UniFAJ em 2018, tendo a ENG como treinadora e fornecedora do certificado Google.
“Por meio das salas de aulas virtuais [Google Classroom], os alunos e professores podem acessar todas as outras ferramentas, como o Google Forms e o Google Meet, além do Youtube com webinar e como forma de pesquisa e divulgação do material dos alunos”, detalha a coordenadora de Programas Acadêmicos da instituição de Jaguariúna, a professora Beatriz Leme Passos Carvalho.
Aliás, a inserção dessas tecnologias pedagógicas, a UniFAJ está se preparando para no futuro ser reconhecida como Universidade Referência Google. “O fato de usarmos essas ferramentas de maneira pedagógica, em quase todas as nossas aulas, nos comprova a importância da tecnologia para o estímulo e a retenção do material que foi ensinado, fazendo com que o aluno esteja constantemente atualizado com o mercado e atingindo os objetivos disciplinares dos professores”, conclui.
Os efeitos da cultura digital no ensino superior
Curso de Administração EAD da PUC Minas elimina disciplinas e insere competências