Curso de Administração EAD da PUC Minas elimina disciplinas e insere competências

Com um ensino a distância considerado contemporâneo, ao incluir as competências e habilidades nos cursos que serão trabalhadas por projetos e não mais por disciplinas, a instituição inicia 2020 reformulada

SHARE
, / 8

O crescimento dos cursos a distância no Brasil tem incentivado algumas instituições de ensino a propor novos projetos pedagógicos para a modalidade, ainda apontada como pouco inovadora. Um exemplo vem da PUC Minas, que lançou uma nova versão do curso de Administração EAD.

Leia: Raciocínio lógico e capacidade de interpretação passam a integrar processo seletivo

De acordo com Marcos Kutova, diretor de ensino a distância da PUC Minas, o novo programa se baseia no desenvolvimento de competências e habilidades, que serão trabalhadas não mais por disciplinas, mas por projetos.

Em termos práticos, os alunos farão uma imersão em oito grandes eixos da carreira, entre os quais: Empreendedorismo e Negócios; Gerenciamento de Ativos; e Planejamento e Tomada de Decisão. Para tornar isso possível, os professores tiveram de fazer um remanejamento das disciplinas, que agora serão apresentadas de forma combinada, atrelada a uma das oito frentes de aprendizagem.

PUC administração habilidades
Marcos Kutova, diretor de ensino a distância da PUC Minas: empresas vão propor desafios aos alunos (foto: divulgação)

Além de acessar todo o conteúdo dos eixos, disponibilizados na forma de minicursos, os alunos terão uma série de atividades para realizar ao longo do período. O ponto alto do semestre, contudo, será a realização de um projeto “encomendado” por uma empresa.

“Depois de reorganizarmos o curso, fomos consultar o setor produtivo para trazer demandas reais dos empresários. Queremos que eles proponham desafios aos nossos alunos”, conta Kutova. Um dos parceiros do novo programa da PUC Minas é a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, que se comprometeu em fazer a ponte entre a universidade e seus associados.

Leia: Faculdades adotam modelo de ensino dual

Alunos-consultores

Os estudantes trabalharão na solução de problemas reais em todos os eixos (ou semestres) do curso. Em grupo, eles terão como primeira missão entender, junto com um professor orientador, a demanda da empresa parceira. No passo seguinte, eles terão de fazer um diagnóstico da companhia e do mercado em que ela está inserida de modo a propor soluções adequadas. “Apesar da parceria, os alunos não ficarão presos a uma empresa. Queremos que eles também proponham soluções a problemas comuns daquele mercado”, conta.

Ao final do semestre, os estudantes terão de entregar o projeto, apresentando-o à indústria ou empresa parceira. “Dependendo do caso, alguns projetos poderão ser continuados nos eixos seguintes. Em uma etapa seguinte, também poderemos implantar a solução na companhia, inserindo nosso aluno naquele ambiente como estagiário”, detalha. A expectativa de Marcos Kutova é que o setor produtivo apresente diversos desafios, pois, nesse cenário, os alunos teriam uma gama de problemas para escolher.

Futuramente, os futuros administradores também poderão decidir a ordem do curso, elegendo os eixos pelos quais vão começar e terminar. “Como o programa é novo, essa opção ainda não estará aberta. Mas dentro de alguns semestres, isso será viável e permitirá que calouros e veteranos estejam na mesma turma e na mesma equipe de projetos, cada um assumindo o papel mais pertinente a seu nível de formação”, conta.

O encerramento do módulo será feito com uma prova nos moldes do Enade, mas Kutova faz questão de enfatizar que as questões estarão associadas à matriz de competências desenvolvidas naquele período. Os estudantes também terão a oportunidade de fazer simulados ao longo do semestre na plataforma Canvas, escolhida pela PUC Minas para ofertar o novo programa.

Leia: Eniac investe R$ 2 milhões em planta industrial 4.0

Formação paralela

A execução dos projetos e das atividades previstas em cada eixo correspondem a 60% da carga do semestre. A outra parcela será cumprida em três programas paralelos. Em um deles, os alunos terão de participar de grupos de estudos orientados. Em grupo, eles vão eleger temas de interesse relacionados à Administração e se aprofundar nele com a liderança de um professor. “Como exemplo, eles poderão estudar o tema da inteligência artificial aplicada à gestão de pessoas”, cita Kutova.

Os estudantes também vão desenvolver habilidades comportamentais consideradas essenciais para o século 21, como liderança, criatividade e pensamento crítico. “Essas habilidades serão trabalhadas juntamente com a execução dos projetos, e os professores vão avaliar isso.”

Finalmente, o projeto pedagógico prevê a realização de discussões sobre desafios contemporâneos. “Queremos que os alunos desenvolvam o pensamento crítico refletindo sobre o que está acontecendo no mundo, como os problemas nos afetam e como podemos lidar com isso.”

Os três programas são obrigatórios e estarão presentes em todos os semestres. Todos serão ofertados simultaneamente a todos os matriculados, sem divisão por período. “Conforme avançarmos com o curso, teremos alunos de diferentes períodos em contato, o que ajudará a criar um sentimento de comunidade”, conta.

Leia: Estratégias de captação: por onde seguir?

Por enquanto, apenas o bacharelado em Administração EAD está disponível nesses moldes. A PUC Minas, contudo, espera transpor outros 20 cursos para esse modelo de aprendizagem e tornar possível uma integração entre os cursos.

Em vez de envolver apenas uma área do conhecimento, os projetos propostos poderão demandar soluções em diferentes frentes, articulando alunos e professor de vários programas. “Esse é o nosso plano. Queremos transformar a formação dos alunos, aproximando-os efetivamente do mundo real”, afirma.

Leia também:

MEC estuda a adoção de agências independentes de acreditação para o ensino superior

José Pacheco: aula não ensina, prova não avalia

Autor

Artigos relacionados

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN