Saiba um pouco mais sobre realidade virtual e aumentada, salas de aula virtuais, aprendizagem personalizada, aprendizagem baseada em vídeo e blockchain
Foto: FreepikPor Luiz Alexandre Castanha*: O mercado de startups de educação deve atender 9,6 milhões de usuários e ter uma participação de mercado de 1,96 bilhão de dólares ainda este ano, aponta um relatório da KPMG e do Google. Sendo assim, que tal conhecer as principais tendências que impulsionarão a educação em 2021?
Leia: Clubhouse, nova rede social, atrai atenção de educadores
A inteligência artificial transformou o setor de educação por meio da automação de recursos de aprendizagem como aulas online, avaliações, acompanhamento de tarefas de casa e muito mais. Alunos e professores podem se beneficiar dessa inovação.
As realidades virtual e aumentada não só permitem que os professores captem a atenção dos alunos, mas também os ajudam a ensinar de uma forma mais envolvente e produtiva, o que simplifica o processo de explicação do conceito. Isso, por sua vez, torna o processo de ensino e aprendizagem mais interativo e envolvente.
As palestras online habilitadas para salas de aula virtuais estão ganhando popularidade ao capacitar os alunos a aprender de qualquer parte do mundo e escolher a instituição educacional de sua escolha.
Além de criar um ambiente de aprendizado real, semelhante ao de uma sala de aula, em casa, também capacita os professores a controlar e gerenciar as operações acadêmicas no conforto de suas casas.
O monitoramento de alunos habilitado por inteligência artificial, rastreamento de frequência e fiscalização de exames tornaram o aprendizado virtual transparente para todas as partes interessadas.
Leia: “Vivemos uma crise de identidade e valor do ensino superior”
O aprendizado personalizado é a chave para a educação do século 21. As plataformas de aprendizagem online oferecem um ambiente de aprendizagem flexível, capacitando os alunos a aprenderem em seu próprio ritmo e também ajudando os educadores a tornar a aprendizagem mais envolvente e colaborativa, aproveitando as ferramentas digitais.
A aprendizagem adaptativa fornece material de estudo com base na proficiência do aluno e em seu nível de conhecimento. Com a ajuda de testes adaptativos, os professores podem descobrir os desafios que cada aluno enfrenta e podem trabalhar neles para resolver as áreas difíceis. Ela garante que os alunos estejam engajados para obter os melhores resultados.
As estatísticas do YouTube em 2020 mostraram que sete em cada 10 usuários usam a plataforma para ajudá-los com problemas enfrentados no trabalho, estudos ou hobbies. O vídeo está se tornando um meio para fins de aprendizagem. Em vez de ler parágrafos longos, os alunos preferem assistir a vídeos para uma melhor compreensão e processo de retenção de conhecimento.
A penetração e as inovações tecnológicas como as televisões inteligentes aumentarão o consumo de vídeo para os usuários. Muitos novos dispositivos baseados na internet estão sendo inovados, o que ajuda a aumentar essa tendência rapidamente.
Existem várias ferramentas de preparação de vídeo disponíveis que podem acelerar o processo de criação de vídeos, ajudando os alunos a compreender até os conceitos mais complexos.
Leia: Cientista fala sobre a desvalorização da carreira no Brasil
Blockchain é a tecnologia que atua como uma estrutura para criptomoedas e que está em constante crescimento. Ela fornece uma oportunidade segura de troca de dados para as organizações e também para os indivíduos. Os protocolos de segurança seguidos no blockchain são únicos e difíceis de hackear.
O compartilhamento de dados de alunos entre várias universidades e o compartilhamento de dados acadêmicos de alunos com empresas para recrutamento são alguns dos casos em que o blockchain pode ser útil.
O ano de 2021 terá mais casos de uso benéficos. Se você está procurando uma tecnologia que está em ascensão, este é o momento certo para examinar a tecnologia blockchain.
As tecnologias prometem, portanto, oferecer uma grande oportunidade para as instituições educacionais e empresas estarem à altura e fazer uma transição suave da educação offline para online. Nos próximos anos, a educação online será o novo normal, verdadeiramente abraçando a ideia de aprendizagem em qualquer lugar, a qualquer hora.
*Luiz Alexandre Castanha é administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à educação. Atua em cargos executivos na área de educação há mais de 10 anos e é especialista em gestão de conhecimento e tecnologias educacionais. Mais informaçõesem https://alexandrecastanha.wordpress.com/.
Primeira universidade do mundo baseada na tecnologia blockchain é lançada
Ser estratégico é repensar a tecnologia como motor do ensino superior
Por: | 11/03/2021