Revista Ensino Superior | Atividade multidisciplinar da Unisinos ajuda microempreendedores a sobreviverem durante a crise - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Formação

Atividade multidisciplinar da Unisinos ajuda microempreendedores a sobreviverem durante a crise

Durante o isolamento, educadores criaram um projeto em que graduandos e pós-graduandos desenvolvem habilidades e fortalecem o networking ao apoiarem pequenos empreendedores

Publicado em 27/07/2020

por Laura Rachid

Unisinos-Bruno-Bittencourt-2

No início da pandemia, educadores do curso de Administração da Unisinos, começaram a questionar como poderiam gerar impacto positivo para a sociedade. “A contribuição dos profissionais da área da saúde é muito mais clara. Só que da nossa forma, também quisemos auxiliar”, conta Bruno Bittencourt, coordenador do curso Gestão para Inovação e Liderança e responsável pelo Projeto Pequenos Negócios, em que alunos prestam desde março mentoria digital, personalizada e gratuita a microempreendedores.

Leia: Universidades precisam se reinventar e buscar inovações disruptivas

microempreendedores atividade multidisciplinar
Bruno Bittencourt é coordenador do curso GIL (foto: divulgação)

O projeto envolve graduandos em Gestão para Inovação e Liderança (GIL) e mestrandos e doutorandos de quatro cursos: Administração, Gestão de Negócios, Ciências Contábeis e Economia, além de professores. “Não faz parte de uma disciplina. É voluntário e estudantes de pós e mestrado — em que muitos querem seguir a carreira docente — auxiliam os graduandos. Mas acontece de algum aluno levar um caso, por exemplo, fluxo de caixa, para uma aula”, explica o coordenador.

Na percepção de Bruno Bittencourt, por conta de os grupos de trabalhos serem multidisciplinar, os estudantes saem ganhando ao desenvolverem competências como empatia e colaboração, além de networking. “Alunos já tiveram proposta de estagiar, fazer algum serviço para a empresa”, diz. Outro ponto positivo é que o Projeto Pequenos Negócios engloba estudantes de diversos semestres das duas unidades da Unisinos, em São Leopoldo e Porto Alegre, aumentando a rede de relacionamentos dos universitários.

Leia: Professoras criam startup para inserir profissionais da educação no mercado de trabalho

O processo

A primeira fase atendeu 67 microempreendedores e teve a adesão de 72 estudantes, já a segunda contou com 45 empresas e 80 alunos. Todos ganham certificado. A terceira entra em agosto — a ideia é continuar mesmo após a pandemia. Os microempreendedores preenchem um formulário digital e após a seleção, recebem quatro encontros online em que os alunos identificam o problema do pequeno empreendedor e constroem uma solução e execução em torno de três áreas: inovação, marketing e finanças.

Uma microempresa de bronzeamento artificial foi uma das beneficiadas e teve que repensar a forma de se comunicar para chegar ao seu público. O Rapporter Brechó também foi outro que recebeu mentoria, e teve como foco uma higienização segura das peças e em um atendimento online a seus clientes.

“A gente consegue perceber que os alunos têm um aprendizado prático. Os vemos desenvolvendo algumas competências e as colocando em prática na sala de aula”, finaliza Bruno.

Leia também:

Mulheres cientistas narram os desafios que já enfrentaram na área

Durante o isolamento, PUC-PR dá apoio psicológico a seus colaboradores

Autor

Laura Rachid


Leia Formação

Educação midiática

IES precisam incluir educação midiática

+ Mais Informações
Formação de jovens

O que os jovens devem buscar na formação

+ Mais Informações
Pesquisa

Especialistas indicam crescimento da pesquisa aplicada

+ Mais Informações
Mudar e pertencer

Saúde mental de universitários e os desafios de mudar e pertencer

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.