NOTÍCIA

Políticas Públicas

Seminário do Inep debate metas do PNE

Análise promovida no primeiro encontro joga luz sobre aspectos da educação superior brasileira

Publicado em 08/09/2023

por Ensino Superior

Inep seminário Pesquisadores se reuniram em seminário (reprodução/Youtube)

Na terça-feira, 5 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início a uma nova edição da série de seminários Pesquisa Inep. Na ocasião, foi colocado em pauta o artigo Qualidade da educação superior: possibilidades para o novo PNE, estudo acoplado ao oitavo volume dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. O Pesquisa Inep será realizado às terças-feiras, a partir das 10h, no canal do Inep no Youtube. 

Com o descumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024, instituído pela lei nº 13.005/2014, as atenções se voltam às estratégias para o próximo decênio. Diretora de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, Maria Teresa Gonzaga Alves, destaca que o conjunto de recomendações e metas presentes no estudo buscam “favorecer a construção democrática de um novo PNE”. As propostas para a elaboração de novas metas estão em andamento nos Grupos de Trabalho (GTs) e, segundo o Ministério da Educação (MEC), a definição deve ocorrer após a identificação das causas dos problemas apontados no Plano atual.

Leia: PNE para o próximo decênio está em discussão

 

O seminário contou com uma análise realizada pelos pesquisadores que assinam o artigo, Janaina Ferreira Ma, Luiz Carlos Zalaf Caseiro e Fabiano Cavalcanti, sobre a forma que a qualidade da educação superior tem sido abordada no Brasil. A análise resultou na identificação de quatro objetivos: aumentar a escolaridade da população; orientar a oferta de educação superior; garantir condições de ensino-aprendizagem; avaliar a qualidade do sistema de educação superior.

A ideia é que a série funcione como ferramenta para o debate dos Cadernos de Estudos e Pesquisas e de outros estudos que contribuem para a compreensão dos desafios educacionais brasileiros. O primeiro seminário está disponível no Youtube (veja).

 

Leia também: Inep quer mudanças no Sinaes

 

Autor

Ensino Superior


Leia Políticas Públicas

Carta de Brasília

Mudanças em Brasília

+ Mais Informações
Prouni

Prouni/Sisu: atividades começam em janeiro

+ Mais Informações
Palacios e Santana

Enem: MEC deve agir para reduzir desigualdades

+ Mais Informações
Camilo Santana

Balanço: MEC avança no primeiro ano

+ Mais Informações

Mapa do Site